O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta segunda-feira uma matéria que revela conversas de WhatsApp que colocam em dúvida a isenção dos comissários de prova da Stock Car, que poderiam ter influenciado em punições em algumas etapas ao longo dos últimos anos, resultando em interferências nos resultados de determinadas corridas e até mesmo de um campeonato inteiro por conta da pontuação perdida pelos pilotos atingidos.
Alguns trechos das conversas divulgada pela Folha de SP:
“Vamos desclassificar ele por alguma coisa na próxima etapa…”, disse o auxiliar técnico Paulo Ygor Dias em 7 de Abril de 2015, referindo-se a Cacá Bueno.
Dois dias antes dessa mensagem, em prova disputada na cidade de Ribeirão Preto (SP) o piloto teria chamados “os caras de CBA” de “bando de imbecis”, em conversa de rádio com sua equipe que posteriormente acabou vazando. Mesmo sob a “ameaça” o piloto não recebeu nenhuma punição na etapa seguinte mas acabou julgado pelo STJD da CBA sendo multado e punido em uma corrida o que lhe custou a liderança do campeonato.
“Bom na minha época o Cacá foi vice 3 vezes pq eu não estava afim de deixar ele ser campeão!kkk…”, escreveu o veterano comissário, já fora da Stock Car, Clóvis Matsumoto. Referindo aos anos de 2003, 2004 e 2005 quando Cacá foi três vezes seguida Vice-campeão da categoria.
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Outro trecho, divulgado pelo Folha de São Paulo, mostra a confirmação de Ygor sobre o fato:
“Eu presenciei essa época do matsu… e também não faz muito que ele não foi campeão por uns pontinhos que tiramos dele”, a matéria da Folha conclui dizendo que seguem vários “kkkk”.
Além dos cinco vice-campeonatos conquistados por Cacá Bueno em 2003, 2004, 2005 , 2010 e 2015 o piloto é pentacampeão da categoria, títulos que aconteceram nos anos de 2006, 2007, 2009, 2012 e 2015.
Após a publicação da matéria. a CBA publicou um comunicado oficial. Na nota, a entidade informa o afastamento do auxiliar Ygor Dias, ao Comissário Técnico Clóvis Matsumoto para uma investigação:
A Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA – vem a público informar que tomou ciência da matéria, publicada na data de hoje, 29 de fevereiro de 2016, no jornal Folha de S. Paulo, pela jornalista Paula Cesarino Costa, intitulada: "Troca de mensagens põe em xeque isenção de fiscais da Stock Car".
A matéria informa que a Folha de S. Paulo "teve acesso a uma troca de mensagens, por WhatsApp de um grupo de comissários e auxiliares que atua no circuito".
Nas conversas, a que a Folha de S. Paulo diz ter tido acesso, os comissários supostamente fariam ameaças de desclassificar pilotos e se vangloriariam de já o terem feito.
A matéria se refere especificamente ao auxiliar Ygor Dias, ao Comissário Técnico Clóvis Matsumoto e aos pilotos Cacá Bueno, Xandinho Negrão e Átila Nunes.
A CBA informa que, provisória e preventivamente, resolveu afastar os oficiais de pista citados na matéria e abrir inquérito administrativo para apurar supostas irregularidades, além de encaminhar a matéria jornalística para a Procuradoria do STJD do Automobilismo, ante a gravidade do narrado.
A CBA esclarece que os auxiliares e comissários técnicos não têm o poder de desclassificar ou de tirar pontos de qualquer piloto. Eles, os comissários técnicos, elaboram um relatório técnico, emprestando conformidade ou desconformidade ao veículo de competição diante do regulamento técnico da categoria.
As vistorias técnicas são realizadas, de ofício, pelos comissários técnicos ou por reclamações de pilotos ou de equipes concorrentes, na forma do Código Desportivo do Automobilismo e, em qualquer hipótese, são acompanhadas, pessoalmente, no local em que os carros são vistoriados, por membros da equipe proprietária do veiculo, inclusive pelo piloto, se assim o desejar.
Os regulamentos técnicos das categorias são objetivos, não se prestando, em regra, a interpretações divergentes.
Os Comissários Desportivos, com base nos relatórios elaborados pelos Comissários Técnicos, na presença dos membros das equipes, têm o poder de punir os pilotos, inclusive com perda de pontos.
A CBA, em levantamento realizado a partir de janeiro de 2009, pode afirmar, com toda certeza, que nenhum piloto veio a ser punido pelos comissários desportivos, com base em relatório dos comissários técnicos, e, portanto, nenhum piloto deixou de ser campeão em virtude de punições dos comissários da CBA.
*LANCEPRESS