Rodrigo Cardoso, 35, venceu a Travessia Torres-Tramandaí na categoria individual, neste sábado, ao ser o mais rápido no trajeto de 81km. Ele cruzou a linha de chegada um pouco depois das 12h15min, com 6h18min de prova.
– É emocionante, esperei o ano inteiro por essa prova, uma das mais importantes no Estado – afirma o ultramaratonista. O clima estava favorável para correr com boa temperatura e bom vento.
Cardoso, morador de Guaíba e funcionário dos Correios, aprimorou o treino em setembro, correndo 180km por semana, seis dias por semana. Corredor há quatro anos, ele havia sido vice-campeão da Maratona de Punta Del Este em 2014. Correu duas vezes a TTT em provas de equipe.
– Mas os 81km eu nunca tinha corrido, nem em treinamento – diz ele, que dedicou a vitória à treinadora Miriam Caldasso, falecida em outubro passado.
Na categoria feminina, a ultramaratonista caxiense Rosana Almeida, 48 anos, foi a mais rápida, ao fazer o trajeto em 8h06min.
A equipe mais veloz foi a Companhia dos Cavalos, que venceu no quarteto misto em 4h46min.
Considerada uma das mais importantes provas litorâneas da América do Sul, a 12ª TTT reuniu três mil corredores na manhã deste sábado. Os atletas do percurso individual partiram as 6h, um grupo de 150 pessoas. Já as equipes de revezamento largaram as 7h30min, com postos de troca nas praias de Estrela do Mar, Rondinha, Curumim, Capão Novo, Atlântida, Arpoador e Santa Terezinha. A previsão de chegada a barra de Imbé é por volta das 12h.
Promovido pelo Sesc e a Corpa, a corrida teve largada na avenida Beira-Mar de Torres e os atletas seguiram até a praia da Cal, onde chegaram a areia. O trajeto seguiu pela beira até Imbé, e os atletas podem parar para se hidratar e trocar de tênis, por exemplo.
*ZHESPORTES