Não há o que questionar: o Brasil está dominando o cenário do surfe mundial. Depois do título da elite de Adriano de Souza, conquistado em dezembro, da vitória de Caio Ibelli na divisão de acesso, da Tríplice Coroa Havaiana vencida por Gabriel Medina, nesta quarta-feira foi a vez do carioca Lucas Silveira sagrar-se campeão do Mundial Júnior.
O surfista, que reside em Florianópolis, levantou a taça após uma performance consistente nas instáveis ondas de Ericeira, em Portugal. Ele venceu Timothee Bisso, atleta de Guadalupe, na final, por 16.17 a 11.74. Silveira somou as notas 8.00 e 8.17 e venceu com folga, deixando o adversário precisando de um 9.60 para virar a disputa.
O brasileiro apresentou um surfe de força afiado, passando por suas baterias com notas altas em ondas que não estavam proporcionado muitas oportunidades de manobra aos atletas. Silveira, inclusive, foi o único surfista a receber uma nota 10 no evento, no Round 4.
Assista ao 9.20 conquitado por Silveira nas quartas de final:
O atleta também é especialista em ondas pesadas - sempre que pode, vai atrás de grandes ondulações ao redor do mundo. O vitória impulsiona a carreira de Silveira, que este ano tentará, novamente, uma vaga na elite do surfe mundial.
O título mundial júnior já foi conquistado por atletas como Gabriel Medina e Adriano de Souza.