Fato incontestável, o automobilismo possui uma linguagem universal. As categorias possuem as mesmas regras em qualquer lugar do mundo, o que cria estética universal: um espetáculo de carros Stock Car se "esfregando" pelos circuitos é bonito em Interlagos ou Talladega. Uma corrida de Fórmula-1 sem ultrapassagens é chata. No Brasil ou no Canadá.
O produto "esporte motorizado sobre quatro rodas" é bom. O automobilismo fascina porque é uma verdade absoluta, uma realidade incontestável, que acontece diante de nossos olhos. Ele tem pesquisa, trabalho, erro, acerto, vontade, confronto, talento, vitória, derrota. É a busca do limite, a certeza do inédito. Como o início de ultrapassagem que a gente nunca sabe como será, até o instante em que ela foi efetuada. Encanta o mundo com sua espontaneidade. E até dá lucro com a emoção.
- Puro escapismo - atacam os críticos.
Afinal, para que serve este ópio das massas?
É... o automobilismo é mesmo inútil. Tão inútil quanto a arte. Então, qual sua função? Nele, o torcedor pode resgatar a vontade de brincar, de jogar, de participar. Quem acelera um carro, aprende a perder, a vencer, a trabalhar em equipe. Sobretudo, aprende o reconhecer o outro. E o outro pode ser melhor, igual, ou pior que a gente. Pode estar ali para ser ultrapassado ou para nos dar uma lição de talento. Aliás, dentro deste quesito, uma coisa é certa: quem gosta deste esporte, segue reagindo ao ronco dos motores, vibrando com cada prova, demonstrando intensa ansiedade para aquelas que ainda irão acontecer. Um aficionado sabe que nenhuma disputa pela ponta é mais emocionante do que um duelo entre dois, as vezes três carros. Principalmente se esta situação acontecer junto à freada da Curva 1 do carismático autódromo Tarumã. Ali, nos poucos centímetros junto às linhas que dividem o asfalto de trechos de terra, onde só os melhores e audazes se atrevem acelerar beirando o limite máximo, é que se separam os homens dos meninos.
Alias, segue uma sugestão: ao encerrar a leitura de sua ZH, considere agendar seu comparecimento na pista de Viamão. Se possível, ainda hoje. A edição da tradicional prova 12 Horas de Tarumã - largada agendada para meia-noite deste sábado -, certamente agradará quem deseja um bom programa, cheio de emoções. E confirmará toda a magia deste fascinante esporte.