Um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro, Nelinho aposta que Daniel Alves será um dos grandes nomes da Seleção Brasileira na próxima temporada, durante as Eliminatórias para a Copa da Rússia. Aos 65 anos, ele também conversou com ZH sobre os pontentes chutes que maracram a sua carreira.
Daniel Alves é um dos jogadores mais criticados do time de Dunga. Qual a sua opinião sobre ele?
Gosto muito do Daniel. Acho ele um jogadoraço. Ninguém é titular da máquina do Barcelona sem ter qualidade. Acredito que ele será o grande nome da Seleção em 2016.
Você chutou como poucos. Cobranças de faltas, em curva, que dificilemente eram defendidas. E, em um tempo no qual a bola era muito pesada, você vendeu o desafio de chutar a bola para fora do Mineirão. O que você com essa bola levinha de hoje?
A bola atual tem uma resistência menor com o ar. A nossa era de couro. Quando chovia, era muito mais difícil de chutar. Quem bate em curva hoje é o Cristiano Ronaldo, um chute seco, que permite que a bola já saia do pé dele em curva. Impressionante. Não tenho noção de onde mandaria uma bola dessas hoje.
Depois do sucesso que teve no Cruzeiro e na Seleção, você foi bicampeão gaúcho com o Grêmio (1979 e 1980). Rafael Galhardo, lateral-direito do Grêmio, foi eleito o melhor da posição no Campeonato Brasileiro. E fez gols de falta também. Você gosta do futebol dele?
Quase não vi jogar. Infelizmente, não tenho como te responder essa.
*ZHESPORTES