A Liga Sul-Minas-Rio sofreu uma forte derrota nesta quinta-feira. O Cruzeiro, uma das equipes que liderava a nova entidade de clubes que pretende organizar a Primeira Liga, não disputará a competição em 2016. O presidente Gilvan de Pinho Tavares, que é presidente da entidade, e atua ao lado do CEO Alexandre Kalil na Liga, confirmou a informação durante a apresentação de Deivid como técnico do clube para a próxima temporada.
– O Cruzeiro não vai mais disputar a Liga Sul-Minas-Rio (Primeira Liga). Não é viável. Discordamos de coisas que aconteceram na última reunião da Liga. O torneio não vai ser rentável agora – afirmou o dirigente, na Toca da Raposa, sem dizer que se o clube vai deixar a entidade ou apenas não disputar a competição na próxima temporada.
Tavares garantiu que a decisão de não disputar a Primeira Liga em 2016 não tem a ver com as cotas que os clubes pretendem receber pelo torneio, mas destacou a necessidade de se criar uma liga que organize o Brasileirão.
– O futebol brasileiro precisa fazer ligas para organizar os campeonatos, e a CBF cuidar só da Seleção. A gente tem que mudar nas entidades que regem o futebol o que estamos mudando nos clubes.
A Liga Sul-Minas-Rio será disputada em 2016 pela dupla Gre-Nal e clubes de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Flamengo e Fluminense, e já conta com tabela oficial.
*ZHESPORTES