O baiano Bino Lopes, 28 anos, é o novo campeão brasileiro de surfe. Neste domingo, na Praia dos Molhes, em Torres, ele fez o que precisava para levantar o caneco: venceu David do Carmo nas quartas de final e saiu do mar carregado pelos fãs que acompanhavam a disputa na areia.
– Foi difícil, mas eu consegui. Antes (de entrar no mar), botei um som no ouvido, não olhei para nada. Só pensei nas ondas que entrariam para mim. Mentalizei e aconteceu. Foquei em mim mesmo e fiz meu trabalho – comemorou.
Até Bino entrar na água, Charlie Brown e Willian Cardoso também seguiam com chances. Porém, a esperança dos concorrentes foi apagada pela performance do baiano, que somou 12,60 pontos nas suas duas melhores ondas, enquanto David do Carmo fez 10,53.
A vitória no campeonato nacional animou. Bino já tem planos para o futuro:
– Meu principal objetivo agora é WT (World Tour). Consegui meu objetivo que era ser campeão brasileiro, agora vamos passar para um próximo estágio. Espero ser integrante do WT em 2017.
Na fase semifinais, o campeão brasileiro foi derrotado pelo catarinense Willian Cardoso, que disputou a final com outro baiano, Marco Fernandez. Melhor para Fernandez, que ficou com o título da etapa de Torres e levou prêmio de R$ 20 mil, além de 8 mil pontos no ranking.
*ZHESPORTES