A temporada 2015 terminou para o futebol brasileiro. Para alguns, como os quatro clubes rebaixados no Brasileirão, ela precisará ser esquecida.
No entanto, para outros, ela ficará guardada com carinho na lembrança. É o caso do santa-mariense Anderson Daronco, 34 anos. Em seu melhor momento na carreira, Daronco conclui o ano como o árbitro mais escalado em competições nacionais - sinal do prestígio do gaúcho com o departamento de arbitragem da CBF.
Pedro Pavan: Daronco, Santa Maria está contigo
Foram 28 jogos na Série A, dois na Série B e três pela Copa do Brasil - se forem somadas as partidas do Gauchão e da Copa Sul-Americana, o número ultrapassa 50 escalações em 2015. Na tarde deste domingo, Daronco encerrou a sua participação no Brasileirão no comando de uma das partidas mais tensas da última rodada: Coritiba x Vasco.
Resumo do Brasileirão: os rebaixados e os classificados
No final de agosto de 2015, o santa-mariense, que carrega o escudo Fifa desde 2014, comandou a sua primeira partida internacional. Foi no confronto entre Bolívar e Defensor, em La Paz, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana.
A atuação de Daronco em 2015 rendeu elogios até do técnico campeão brasileiro em 2015, o também gaúcho Tite, do Corinthians:
- O Daronco apitou muito. Uma linguagem corporal de respeito - disse Tite, em uma de suas coletivas deste ano.