Está localizada a 140 metros do solo uma das grandes atrações do 3º Festival Gaúcho de Esportes de Aventura, que ocorre neste final de semana em Minas do Camaquã, na Região Central do Rio Grande do Sul. A tirolesa fica no topo de uma pedra íngreme, nascida sobre o arroio João Dias. A travessia é realizada por meio de cabos de aço, unidos em suas extremidades, e o passeio tem velocidade média de 55 km/h - podendo atingir até 90 km/h.
São necessários mais de 15 minutos de subida para chegar até o local. Pedregulhos soltos até podem atrapalhar, mas os mais entusiasmados não desistem. Ao alcançar o topo, o visual já encanta. Um imenso verde, cortado pelas águas do arroio, premia quem fez o sacrifício da caminhada.
Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul, recebe o 3º Festival Gaúcho de Esportes de Aventura
A partir de então, é preciso coragem. Os instrutores colocam o equipamento de segurança e não há muito tempo para pensar. Resta andar em direção ao vazio, ficar suspenso pelos cabos e aproveitar a aventura. No total, são 1,1 km de distância entre o ponto de saída e a chegada.
Após duas derrotas, Corintians busca a primeira vitória no Estadual Adulto de Basquete neste domingo
Quem experimentou o passeio foi o militar Wesley dos Santos Moraes, de 23 anos. Ele chegou ao festival neste sábado e foi conhecer a tirolesa logo nas primeiras horas da tarde. A experiência agradou.
- Foi muito show. Gostei da vista. Bem bacana. Não senti medo em nenhum momento.
- É muito bom. Vim no ano passado, e esse ano estou aqui de novo - completou o amigo, Filipe Gomes Kolling, de 25 anos, também militar.
Torben Grael é primeiro brasileiro a entrar no Hall da Fama da vela
A namorada de Wesley, porém, não teve a mesma coragem. Millene da Silva Gonçalves, 22 anos, preferiu ficar em solo, com a máquina em mãos para registrar a chegada do amado.
- Fiquei com medo. É muito alto - comentou ela, entre risos.
Ronda explica domínio no MMA e lembra judô: "Já perdi o suficiente"
A tirolesa também é famosa na região por outro motivo: o equipamento liga dois municípios. Começa em Santana da Boa Vista e termina em Caçapava do Sul, onde está localizado o distrito de Minas do Camaquã. Assim, quem chega do passeio é recepionado pelos guias:
- Bem-vindo a Minas do Camaquã. Esta é a única tirolesa intermunicipal - brincam eles.
O 3º Festival Gaúcho de Aventura vai até domingo. Entre as demais atrações, há stand up paddle, mergulho, arvorismo, escalada e voo livre, entre outros.
*ZHESPORTES