O ano de 2015 está terminando e faltam dois confrontos para o Grêmio: Atlético-MG e Joinville. Entretanto, a direção de futebol já começou a trabalhar no time para o ano que vem. As negociações já começaram a ser tratadas tanto no sentido de renovações, quanto no sentido de contratações. Em entrevista ao Show dos Esportes, o presidente Romildo Bolzan Jr. falou sobre isto e também sobre a possível classificação para a Taça Libertadores da América.
Luta pelo vice-campeonato
"O Grêmio vai fazer um enfrentamento com o Atlético-MG e, se vencer, fica um ponto atrás. Na última rodada, se a Chapecoense, em Belo Horizonte criar uma dificuldade contra eles lá e nós vencermos o Joinville, nós podemos chegar em segundo. Este é o cenário. Acho que o Grêmio tem a obrigação de vencer o jogo aqui para confirmar a classificação para a Libertadores."
Busca por um atacante
"O Grêmio não precisa de um definidor. O Grêmio precisa de um atacante que faça gols, que seja um goleador. Estamos buscando vários nomes neste sentido e buscamos ao menos dois nomes deste sentido."
Renovação com Maicon
"Estamos avançando com a questão do Maicon, ainda dependemos de alguns acertos com o São Paulo. O Maicon é um jogador fundamental para termos condição de jogo no ano que vem (...) Nós temos propostas de duas ordens: uma envolvendo dinheiro e outra envolvendo um jogador."
Renovação com Erazo
"Nós temos o maior respeito pelo Erazo. O Grêmio recuperou ele, que estava na reserva da reserva do Flamengo (...) A negociação com ele por conta da sua passagem no Grêmio valorizou demais. Recebemos a sua proposta de seus empresários e esperamos racionalmente organizar a sua estadia por mais uma ano no Grêmio. Não está fácil, mas estamos tentando."
Renovação de Douglas
"Estamos bem encaminhado com a renovação e vamos mantê-lo no nosso elenco."
Retorno de Barcos
"Esbarra na questão financeira. Não há condições de contratar um jogador com estes valores. O Grêmio tem que pesquisar muito e buscar jogadores compatíveis com o teto salarial que nós temos."
Retorno de Alan Ruiz
"Por que não? Pode ser, vamos ver para onde vamos evoluir com as contratações. O Alan teve uma passagem onde não foi titular absoluto, mas teve duas passagens emblemáticas: contra o Fluminense e no Gre-Nal. Ele é um jogador que tem uma empatia muito grande com a torcida."
Contratação de Rodnei, da Ponte Preta
"O Rodnei é um grande lateral e fez um belo Brasileirão. Mas é um jogador que pela sua finalização de proposta está distante do Grêmio. Até o presente momento foi negociado e uma mudança de última hora acabou inviabilizando a situação. O Grêmio foi até onde podia ir. Ele criou uma condição que praticamente inviabiliza o ajuste."
Contratação de Nenê, do Vasco
"Acho um grande jogador. Ele se daria muito bem no nosso plantel. Ele fez um grande campeonato e é o tipo de jogador que nós estamos procurando."
Contratação de Felipe Trevisan, do Hannover
"Nós conhecemos este jogador e temos todo o histórico dele. (...) Está no nosso hall, mas não temos nada encaminhado com ele. "