O afastamento de Jardel da Assembleia Legislativa do Estado por suspeita de desvio de verbas não foi notícia apenas no Rio Grande do Sul. Ídolo da torcida do Grêmio, o ex-atacante também brilhou em gramados europeus – e as acusações da Operação Gol Contra também chamaram a atenção em Portugal e na Turquia, países em que viveu ao defender Porto, Sporting e Galatasaray.
"Jardel suspenso do cargo de deputado", estampou o Correio da Manhã, principal jornal de Portugal – país em que Jardel defendeu Porto e Sporting, conquistando quatro vezes o Campeonato Português –, ressaltando que o ex-atacante é suspeito de corrupção. O jornal ressalta que o deputado é acusado de "crimes como lavagem de dinheiro".
Já o jornal "O Jogo", especializado em esportes, destacou que Jardel é acusado de "desvio de dinheiro, peculato, associação criminosa, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro", além de haver suspeitas de que o ganhador da Chuteira de Ouro – prêmio para o artilheiro da Europa – de 1999 e 2002 também "teria exigido percentagens dos salários dos funcionários do seu gabinete".
O Jornal de Notícias, de Porto – cidade em que Jardel brilhou pelo Porto entre 1996 e 2000 – disse que a investigação da Operação Gol Contra suspeita de que há "uma estrutura criminosa instalada na Assembleia Legislativa" com Jardel como "principal beneficiário" do esquema.
Na Turquia, onde Jardel defendeu o Galatasaray e foi campeão da Copa da Turquia e da Supercopa da Europa, em 2000, o afastamento do ex-atacante também mereceu destaque. O Hürriyet, principal diário de Istambul, disse que as suspeitas sobre o deputado "chocaram a Assembleia", lembrando que ele foi a contratação mais cara da história do clube. "Mário Jardel está em apuros", afirmou o jornal.
O Posta, também de Istambul, afirmou que o Ministério Público "abriu uma investigação relacionada a falsificação e corrupção" por parte do gabinete do ex-atacante.
Já o AMK chama Jardel de "lenda" e diz que o afastamento do deputado "foi um choque", lembrando que ele custou US$ 16 milhões (cerca de R$ 55,8 milhões na cotação de hoje) aos cofres do Galatasaray.
*ZHESPORTES