As modalidades adaptadas têm conquistado cada vez mais espaço no mundo esportivo. Em Santa Maria, o avanço tem nome: Denilson Souza. Não é de hoje que o multiatleta assume papel de protagonista por onde passa. E, agora, após representar a cidade em competições de canoagem, atletismo e bocha, Denilson tenta realizar uma ação pioneira no Estado: a 1ª Copa Parakart.
- Temos uma pista de kart aqui (em Santa Maria). Por que não fazer? Dei uma sugestão de fazermos, ainda em dezembro, a apresentação da ideia para os tetraplégicos, paraplégicos, amputados e aos interessados em ajudar. Mais de 100 pessoas demonstraram interesse em participar do evento (de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul). Seríamos os pioneiros do Estado a promover um evento assim - projeta Denilson.
Totalmente engajado com a iniciativa, o proprietário da Speed Pista de Kart, do bairro Camobi, Paulo Garcia da Rocha, pretende elaborar, já nos próximos dias, um projeto para a comercialização e divulgação da copa.
- Ele (Denilson) é batalhador de um lado e eu do outro para manter o kart em Santa Maria. Já tínhamos ventilado essa possibilidade há mais de um ano. Agora, engrenamos a ideia. Ampliamos a pista e a área, e a proposta casou. Tem muita gente na cidade que ainda nem conhece a atividade do kart - comenta Paulo.
4º lugar na bocha
No último sábado, em Carlos Barbosa, Denilson Souza e Francisco Hoffmann representaram a Associação Cruzeiro do Sul, de Santa Maria, na 2ª edição do Campeonato Estadual de Bocha em Cadeira de Rodas.
Entre 18 competidores, Denilson foi eliminado ainda na primeira fase. No entanto, o parceiro dele, Francisco Hoffmann, concluiu a sua participação na quarta posição.
No próximo dia 9, também em Carlos Barbosa, a dupla participará do Sul-Americano de Bocha. A expectativa de Denilson é trazer a 3ª edição do Campeonato Estadual de Bocha em Cadeira de Rodas para Santa Maria.