Zico não disfarça sua decepção em não poder participar das eleições à presidência da Fifa. Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, o ex-jogador explicou porque ficou de fora da disputa e relatou a falta de identidade das federações na hora de escolherem seus candidatos.
Zico: "Não vou apoiar nenhum candidato à presidência da Fifa"
- É natural que todos aqueles que estão fora do sistema tem muito mais dificuldades. É só lembrar o caso do Figo na última eleição. Hoje, a maioria das federações estão de acordo com o que vota a confederação. Por exemplo, a Conmebol quando soube da nova eleição já fechou com o Platini. Aqui são dez países, e esses dez países não tem identidade. Eles votam naquilo que a Conmebol manda - afirmou Zico - Pode ser que tenham o medo de represália, essas cartas são abertas - completou.
O ídolo do Flamengo também ressaltou a importância da transparência na Fifa. Para Zico, o mundo do futebol tem que participar das decisões que ficam nas mãos de poucas pessoas.
Sem apoio de federações, Zico não inscreve candidatura à presidência da Fifa
- A primeira coisa é a transparência, é a democracia e a liberdade de expressão dos jogadores e dos dirigentes. De todos. O futebol hoje é silencioso. O mundo do futebol precisa participar das decisões importantes. Ninguém é consultado pra nada. Eu acho que é o que falta. A Fifa não pode ser uma caixa preta, ela tem que ser transparente. A gente que está no meio do futebol, fica decepcionado com as coisas. É muito poder pra pouca gente - destacou.
Durante a entrevista, Zico também falou sobre Seleção Brasileira, a escolha do melhor jogador do mundo e de uma possível candidatura à CBF. Confira trechos da entrevista:
Fifa anuncia sete candidatos oficiais na disputa à presidência da entidade
Zico na presidência da CBF
Seria o ideal mesmo. Mas é muito mais difícil ser candidato na CBF. Você precisa ter oito apoios de federações e mais cinco clubes. São 47 clubes, então você só pode ter três candidatos para a CBF.
Decepção com o Japão
Eu achava que a carta do Japão seria mais certa do que a do Brasil, porque tive alguns problemas com a CBF. Mas o Japão nem respondeu sobre a carta que eu enviei pra lá. Essa é uma decepção muito grande. Afinal, foram 15 anos de trabalho lá.
Seleção Brasileira
A gente lamenta isso tudo que tá acontecendo no Brasil. Hoje no Brasil você não tem grandes forças, os jogadores estão saindo muito cedo. Mas em termos de Seleção Brasileira está cedendo poucos jogadores. Acho que esse é o grande problema do futebol brasileiro.
Quem você escolheria para melhor jogador do mundo?
Na ordem: Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar.
O Brasil e a falta de craques
Eu acho que o problema está na base. Os treinadores não dão um tempo de espera para jogadores se firmar e depois querem resultados imediatos, e aá vocês acaba não revelando mais. E quando revela, eles saem muito cedo do Brasil e perde a identidade do futebol brasileiro. São robôs lá fora, se adaptam ao que o técnico pede lá fora e perdem a alegria de jogar.
Tudo que você precisa saber sobre o Fifagate e suas consequências
*ZHESPORTES
Decepção
Zico sobre Fifa: "Não pode ser uma caixa preta, tem que ser transparente"
Em entrevista, o ex-jogador relatou a falta de identidade das federações
GZH faz parte do The Trust Project