Será a milhares de quilômetros de suas casas que Ypiranga e Lajeadense iniciarão, nesta segunda-feira, os decisivos confrontos de quartas de final da Série D do Brasileirão. Se superarem River-PI e Caldense, respectivamente, os dois clubes gaúchos estarão com a vaga na Série C de 2016 garantida.
Ypiranga defende segunda melhor campanha
A regularidade é a aposta do Ypiranga, do técnico Leocir Dall'Astra, para passar pela Caldense. O mata-mata se inicia hoje às 19h, em Poços de Caldas.
A equipe de Erechim tem a segunda melhor campanha de toda a competição, com sete vitórias, um empate e duas derrotas. O aproveitamento supera os 76%. E o momento do time não poderia ser melhor: o Ypiranga não perde a seis jogos pela Série D.
A confiança é ainda maior por conta da autoridade com que a equipe passou por seu confronto nas oitavas de final. O Ypiranga foi, pela primeira vez em sua história, ao Acre para enfrentar o Rio Branco. Voltou com vitória de 1 a 0 na bagagem e confirmou a vaga com um contundente 3 a 0 no Colosso da Lagoa.
O adversário, a Caldense, teve um caminho mais acidentado até chegar às quartas de final. A campanha teve cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Se o time de Erechim passou sem dificuldades pelas oitavas de final, os mineiros passaram por um sufoco. Depois de empatar em casa em 1 a 1 com o Rio Branco-ES, a Caldense foi buscar a classificação longe de seus domínios com uma vitória de 1 a 0.
Caldense-MG x Ypiranga
Estádio Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas
19h
Jogo da volta será no sábado, em Erechim
Lajeadense não perde desde a estreia
O planejamento competente que fez o Lajeadense subir de patamar no cenário gaúcho e nacional o levou a um compromisso decisivo a mais de 3.700km de Lajeado, em Teresina, onde a equipe enfrenta o River hoje às 16h30min.
Depois da decepcionante estreia da equipe na Série D, quando foi goleada fora de casa para o São Caetano por 5 a 0, era difícil imaginar que o Lajeadense chegasse tão longe. Mas desde então a arrancada do time de Luiz Carlos Winck foi impressionante.
A derrota no interior paulista foi a única em toda a campanha. Já são nove partidas de invencibilidade, e o confronto de oitavas de final diante do Central-PE parece ter funcionado para livrar o time da "empatite" que o ameaçava: nos últimos quatro jogos da primeira fase, foram três empates. No primeiro confronto de mata-mata, porém, o Lajeadense bateu os pernambucanos duas vezes: 4 a 0 em casa e 2 a 1 em Caruaru.
A tarefa da equipe de Lajeado não será das mais fáceis. O River também perdeu apenas um jogo na Série D, e foi um dos dois times que encerrou a primeira fase invicto. O mata-mata é que reservou o primeiro revés para os piauienses, já que perderam a primeira partida diante do Estanciano, fora de casa, por 2 a 1. A classificação veio em Teresina, com convincente vitória de 3 a 0.
River-PI x Lajeadense
Estádio Albertão, Teresina
16h30min
Jogo da volta será na próxima segunda, em Lajeado
Gol qualificado
Vale para os dois gaúchos: um gol marcado longe do RS pode decidir a vida de Ypiranga e Lajeadense, já que o regulamento prevê gol qualificado nos confrontos.
* ZH Esportes