A Procuradoria-Geral da Suíça anunciou nesta sexta-feira que abriu uma ação criminal contra o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
Platini é suspeito por envolvimento em caso de corrupção na Fifa
A Procuradoria-Geral suspeita que Blatter assinou "um contrato desfavorável para a Fifa" com a União Caribenha de Futebol, presidida por Jack Warner, agindo contra os interesses da Fifa, "em violação de seus deveres de gestão".
Warner, que está em liberdade condicional em Trinidade e Tobago, acusado pela justiça americana por corrupção e lavagem de dinheiro, foi informado nesta sexta-feira que o juiz responsável pelo caso deu sequência ao processo de extradição para os Estados Unidos.
Fifa libera acesso da procuradoria-geral da Suíça aos e-mails de Valcke
- A promotoria da Confederação abriu um processo penal contra o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) por suspeitas de gestão desleal e abuso de confiança - anunciou o gabinete da promotor, em comunicado.
O advogado de Blatter, Richard Cullen respondeu nesta sexta-feira às acusações, negando qualquer envolvimento do dirigente nos casos de suposta corrupção.
Copa do Mundo do Catar em 2022 será em novembro e dezembro
- O senhor Blatter coopera com a justiça e temos certeza que quando as autoridades suíças tiverem a possibilidade de verificar os documentos e as provas, verão que o contrato foi preparado pelos funcionários da Fifa seguindo as regras e que não houve má gestão - declarou.
A coletiva de imprensa do mandatário da Fifa, prevista para esta sexta-feira, após o encontro do Comitê Executivo da entidade, em Zurique, foi cancelada sem maiores explicações, momentos antes do comunicado da ação penal. Ainda de acordo com a procuradoria, os investigadores interrogaram Blatter "como acusado" e Platini "como pessoa suscetível de ter informações", logo após reunião da qual os dois participaram.
Pelé cobra 'verdade' de Blatter e pede limpeza no futebol brasileiro
Prevista inicialmente para às 09h (no horário de Brasília), a coletiva seria uma oportunidade para Blatter falar pela primeira vez a respeito da demissão do secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke, na semana passada.
Até o momento, somente um dos presos pelo caso de corrupção concordou em responder ao processo criminal nos Estados Unidos. Jeffrey Webb, ex-vice-presidente da Fifa, está cumprindo prisão domiciliar sob uma fiança de 10 milhões de dólares. Em junho, ele se declarou inocente das acusações de receber suborno.
"Platini é da mesma escola de Blatter", afirma Romário
O venezuelano Rafael Esquivel e o uruguaio Eugenio Figueiredo tiveram seus pedidos de extradição autorizados pela Suíça. José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aguarda julgamento para que seja definida sua extradição
*ZHESPORTES e AFP
Na mira
Suíça abre ação criminal contra Joseph Blatter
Segundo procuradoria, há a suspeita de que Blatter "violou" suas funções e agiu "contra interesse da Fifa"
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: