O confronto era entre duas equipes postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. As melhores defesas do torneio foram justificadas através das eficientes marcações apresentadas por ambas equipes.
Corinthians e Grêmio, no entanto, não deixaram de adotar posturas ofensivas na partida. Sob forte neblina, a partida acirrada terminou igual no placar: 1 a 1. A diferença de seis pontos entre os dois times, dessa forma, não foi alterada.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo (13) contra o São Paulo na Arena. No Itaquerão, o Corinthians recebe o Joinville no mesmo dia.
PRIMEIRO TEMPO
Bastou a bola rolar para os gremistas adiantarem a marcação e apresentarem o cartão de visita aos corinthianos. O Grêmio mostrava que não se acomodaria com pressão adversária em São Paulo.
A primeira chance da partida ocorreu em escorregão de Walace no meio-campo. Maciel aproveitou a falha do volante gremista e arriscou de longe. A bola passou muito perto do gol de Tiago.
Foi aos 13 minutos, no entanto que o Grêmio teve a grande chance do primeiro tempo. Douglas acionou Pedro Rocha, que invadiu a área com liberdade. O atacante gremista, no entanto, com pouco ângulo, finalizou para fora.
Aos 19, Malcom, próximo ao gol, teve boa oportunidade de abrir o placar. Galhardo, de carrinho, bloqueou o arremate.
Com marcações eficientes, as duas equipes barravam a criação ofensiva na boa postura adversária. Aos 38, Geromel sentiu lesão na coxa e foi trocado por Rafael Thyere.
Pouco antes do encerramento da primeira etapa, Edinho fez boa jogada individual. O volante gremista só foi interrompido com falta próxima a grande área corinthiana. A cobrança de Douglas, no entanto, parou na barreira.
SEGUNDO TEMPO
Se no primeiro tempo o Grêmio mostrou que não foi a São Paulo para jogar recuado, a equipe gaúcha voltou decidida a buscar a vitória nos últomos 45 minutos da partida. Com apenas, Walace aproveitou sobra de escanteio e chutou de fora da área. A bola passou muito perto do gol de Cássio.
Enquanto forte neblina tomava conta do gramado do Itaquerão, o Grêmio chegou novamente com perigo quando Marcelo Oliveira cruzou pelo lado esquerdo e encontrou Bobô com liberdade na área. A finalização do atacante gremista foi fraca.
O camisa 13 tricolor, no entanto, foi decisivo pouco depois. Após bela jogada coletiva, Marcelo Oliveira, de frente para Cássio, tocou para Bobô, que, completou para o gol vazio. O Grêmio abria o placar no Itaquerão.
Com fome de gol, Bobô balançou as redes novamente três minutos mais tarde, após completar cruzamento para a área de cabeça. O árbitro assinalou impedimento e anulou o gol.
O Corinthians, em casa, não conseguia criar. Via o Grêmio vencer a partida de forma justa. Aos 20 minutos, no entanto, Jadson lançou Renato Augusto. A defesa tricolor vacilou e Renato Augusto desviou para o gol. Tudo igual no placar.
Com o empate, a equipe paulista cresceu. Pressionando, Rildo teve grande chance de virar o placar. De frente para Tiago, viu sua finalização bater na trave após desvio do goleiro tricolor.
O Grêmio respondeu na reta final da partida. Na chance mais clara do jogo, Douglas iniciou bela jogada pelo lado direito em tabela com Giuliano. O camisa 8 gremista cruzou, Cássio espalmou para a área, e Douglas teve o gol escancarado em sua frente. O meia, no entanto, isolou.
Tiago ainda foi responsável por evitar o segundo gol corinthiano aos 48 minutos, após cruzamento de escanteio, e após chute de Jadson, de longe.
A acirrada partida em Itaquera terminou empatada: 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Estádio: Itaquerão
Corinthians: Cássio, Edílson, Edu Dracena, Felipe, Guilherme Arana (Yago); Ralf, Marciel (Danilo), Jadson e Renato Augusto; Malcom (Rildo) e Vagner Love.
Grêmio: Tiago, Galhardo, Geromel (Rafael Thyere), Bressan e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano, Douglas e Pedro Rocha(Yuri Mamute); Bobô