Depois de cinco meses de competição, 147 partidas entre os 15 clubes participantes e 329 bolas na rede, o que dá uma média de 2,2 gols por partida, chegou, enfim, a última e derradeira rodada da Divisão de Acesso. Neste domingo, por volta das 18h, saberemos se Vacaria, Farroupilha ou Venâncio Aires estará festejando a vaga dos seus representantes, Glória, Brasil ou Guarani, respectivamente, na Série A do Gauchão em 2016.
Leia mais notícias sobre a Divisão de Acesso
O único time que não tem chance nesta última rodada do quadrangular final é o representante da região, o São Gabriel, que apenas cumpre tabela. As partidas decisivas terão arbitragem de luxo. Na "final" entre Glória e Guarani o árbitro será de nível Fifa, o santa-mariense Anderson Daronco. A partida entre São Gabriel e Brasil terá o comando do aspirante Fifa Jean Pierre Lima.
Glória com uma mão na taça
O Glória é o que está mais próximo do título. O time de Vacaria tem nove pontos e depende apenas de si para conseguir a vaga para a elite. Jogando em casa, no Estádio Altos da Glória, contra o vice-líder, Guarani-VA, às 15h30min de domingo, uma vitória simples dá o título para o time da Serra. Até um empate basta. Neste caso, o jogo entre Brasil-Fa e São Gabriel não poderia passar de um empate ou derrota do Brasil.
Com um time bem entrosado e treinado pelo técnico Jair Galvão (foto), o Glória chega como favorito, mesmo sem contar com um dos seus artilheiros, o atacante Jajá, que está suspenso. O time deve entrar em campo com: Simão, Luis Felipe, Gil, Danilo Mendes, Wagner Freitas; Douglas, Germano, Luiz Carlos e Ronaldinho Gramadense; Felipe Klein e Vinícius Chimbica (Guto).
Guarani-VA terá de desbancar o favorito
O Guarani-VA terá de vencer o líder da competição, que ainda está invicto no quadrangular final, o Glória. O time de Venâncio Aires desperdiçou a chance de assumir a liderança na última rodada ao empatar em casa com o lanterna São Gabriel, que conseguiu seu primeiro ponto nesta fase.
Além de ganhar do Glória, o grupo de Fabiano Daitx (foto) terá de torcer para que o Brasil não vença o São Gabriel, ou se vencer, que a vitória não seja por uma diferença de gols maior do que a do seu jogo, já que as duas equipes têm o mesmo saldo de gols. Apesar do tropeço em casa, o rubro-negro vem embalado e conta com a ótima fase do artilheiro Paulinho. A time titular deve ser formado por: Rodrigo, Gustavo Xavier, Ícaro, Léo Paulista e Otávio; Henrique, Alexandre Lando, Anderson Feijão e Carlinhos; Paulinho e Tales.
Brasil-Fa é o azarão da rodada
Jogando no Estádio das Castanheiras, o Brasil poderia ter assumido a liderança na última rodada, mas não saiu de um 0 a 0 contra o Glória. Para ficar com o título e com o acesso, o time precisa vencer o São Gabriel, no Estádio Sílvio de Faria Corrêa, e ainda torcer para que Glória e Guarani fiquem no empate. Em caso de vitória do Guarani, o time de Farroupilha precisa ganhar dos gabrielenses e, talvez, ainda tirar uma diferença de gols.
Por exemplo, se o Guarani vencer por 1 a 0, o Brasil precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ultrapassar o rubro-negro no saldo de gols, que, no momento, é o mesmo. O destaque do time comandado por Rodrigo Bandeira (foto) é o meia Anderson Ijuí. Para o jogo contra o São Gabriel, o time deve ter: Matheus; Marcio Nunes, Luciano Silva e Gabriel; Spesatto, Adenilson, Marcio Tinga, Anderson Ijuí e Brida; Jefferson e Marques.
São Gabriel dá adeus à torcida
Depois de ter a melhor campanha da segunda fase da Divisão de Acesso, com cinco vitórias e três empates, a empolgação da torcida gabrielense era grande para o quadrangular final da competição. Entretanto, a equipe de Gelson Conte (foto) não conseguiu repetir o bom desempenho e saiu da disputa após quatro rodadas, já não tinha mais chances de conseguir o acesso.
O São Gabriel conquistou o seu primeiro ponto na terceira fase apenas na quinta rodada, em um empate em Venâncio Aires, que tirou a possibilidade do Guarani assumir a liderança do grupo. Conte garante que a equipe vai para o último jogo com vontade de vencer, por respeito aos torcedores e à direção. O São Gabriel deve entrar em campo com: Lúcio; Thiaguinho, Pablo, Carlão e Tatto; Edmilson, Márcio Reis, Donovan e Jean Acosta; Thiago Souza e Bahia.