Aos 18 anos, o piloto de Santa Maria Leonardo Azambuja está brilhando nas pistas de velocross. Atleta da equipe Auto Giro Veículos, a promessa santa-mariense vem despontando no cenário estadual e nacional da modalidade. No último domingo, na 4ª etapa do Campeonato Brasileiro, em Agrolândia (Santa Catarina), Leonardo chegou em segundo lugar na categoria intermediária especial. Resultado surpreendente para o estreante em pistas nacionais.
Leia mais notícias sobre velocross
- Larguei em quarto lugar, mas assumi a liderança logo no início. Mas, como o ritmo era muito forte, cansei bastante e senti o preparo físico. Terminei em segundo entre cerca de 30 competidores - conta Leonardo.
Em 23 de agosto, na cidade de Vera Cruz, Leonardo participa da 6ª etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross. Já em 6 de setembro, ele acelera pela 5ª etapa do Brasileiro, em Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul.
Leia as últimas notícias de esporte
- Ando no Campeonato Gaúcho há três anos. No começo deste ano, compramos uma moto importada, 250cc, e subi de categoria. Fomos melhorando e, hoje, sou o terceiro colocado na categoria intermediária importada e vice-líder na 230cc original - comenta Leonardo.
Cinco pilotos da cidade
A equipe Auto Giro Veículos, de Santa Maria, leva cinco pilotos a competições oficiais. Além de Leonardo Azambuja, Fernando Sanches, Jórdan Martini, Eloi Junior e Julio Balzan representam a cidade.
- Em Santa Catarina, o Leonardo fez a melhor prova da vida dele. É como se fosse a categoria de base do velocross, e ele está muito bem - avalia o experiente piloto Fernando Sanches, 46 anos, 11 vezes campeão estadual nas categorias principais e atual segundo colocado no Brasileiro de Velocross na categoria VX4.