Dos 196 jogadores do Interior que entraram em campo na última rodada da fase classificatória do Gauchão, cinco atingiram o objetivo sonhado por todos: foram contratados por um time da Série A do Campeonato Brasileiro. Dois deles estão no Goiás, o lateral-esquerdo Rafael Forster, ex-Brasil-Pel, e o volante Patrick, ex-Caxias.
Do desemprego à Série A: saiba onde estão 196 jogadores do Gauchão
- O Gauchão foi uma coisa boa. Como o Brasil foi campeão do Interior em 2014 e 2015, tu acaba aparecendo mais, e o Goiás me deu oportunidade. Para quem está no Interior é muito difícil conquistar isso (jogar a Série A) - destaca o catarinense Forster, 24 anos, que elogia a estrutura da equipe da Região Centro-Oeste.
Artilheiro do Gauchão vive dias vazios sem o gol pela frente
- As condições de trabalho são muito boas, a diretoria é qualificada e o pagamento é em dia. No Interior, o pessoal se esforça, mas às vezes tem essa dificuldade - enfatiza.
Sem clube, volante virou sócio de loja de autopeças
Além de Forster e Patrick, o Goiás conta com mais dois jogadores que disputaram o Gauchão - o zagueiro Fred (ex-Novo Hamburgo) e o centroavante Wesley (ex-Cruzeiro) -, mas eles não estão entre os 196 pesquisados nesta reportagem pois não entraram em campo na última rodada do Estadual.
Atacante já recebeu em dólar e agora se mantém no futebol sete
Forster e Wesley, inclusive, viajaram no mesmo voo rumo a Goiânia para se apresentar ao novo clube. Os quatro "gaúchos" foram titulares no jogo do último domingo, na derrota de virada para o Fluminense por 2 a 1.
Grifes do Interior também sofrem com o desemprego
Para o jogadores do Interior que estão desempregados ou em clubes menores, o lateral-esquerdo deixa uma mensagem de esperança. Acredita que vale a pena insistir na carreira e usa o próprio exemplo, já que em 2011 e 2012, pensou em largar o futebol. Agora, é titular em uma das principais equipes do país e joga nos modernos estádios da Copa do Mundo.
Divisão de Acesso é a salvação depois do fim do Gauchão
- Às vezes, as coisas fogem do controle, tu não tens poder de decisão. Para mim, valeu a pena ter esperado, ter me dedicado, me esforçado um pouco mais. Futebol é o que gostamos de fazer. Mas se chegar ao ponto de não ter mais vontade de ter contato com a bola, aí não dá mais - conclui Forster.
Sindicato define desemprego no futebol como "descarte de homens"
Os outros jogadores que disputaram o Gauchão e estão em clubes da Série A são o goleiro Bruno Grassi, que saiu do Cruzeiro e foi para o Grêmio, o meia Wagner, ex-Cruzeiro e agora na Chapecoense, e Matheus Ribeiro, lateral que foi do Ypiranga e se transferiu para o Atlético-PR.
A vida depois do Estadual
Os jogadores que se deram bem e agora disputam o Brasileirão
Cinco atletas que estiveram na última rodada do Gauchão conseguiram o sonho da Série A
GZH faz parte do The Trust Project