Zico confirmou o que já vinha sendo especulado. O técnico brasileiro admitiu seu desejo de se candidatar à presidência da Fifa em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira.
Fifa suspende processo de candidaturas para a Copa de 2026
Na semana passada, quando estava em Berlim para a final da Liga dos Campeões, Zico já tinha deixado claro sua vontade de ser o substituto de Joseph Blatter, que renunciou ao cargo após os escândalos de corrupção envolvendo a entidade.
- Acho que seria meu dever ao chegar no Brasil falar aos meios de comunicação. Em respeito a vocês, gostaria de ratificar essa decisão que tomei, dessa possibilidade a vir a ser candidato na Fifa nas próximas eleições. Me sinto capacitado. É lógico que é necessário mudanças nas regras do jogo. A forma como existem as indicações é um prenúncio para a corrupção - anunciou Zico.
Justiça americana quer propor delação premiada a Marin
Apesar do desejo, o ex-jogador afirmou que tudo irá depender de como a entidade realizará o processo eleitoral para, efetivamente, participar das eleições.
- Dentro das regras que forem postas lá, é que eu vou saber se eu vou (ser candidato) ou não. A hora agora é de aguardar para ver quais serão os próximos passos - ressaltou.
Del Nero é sabatinado por deputados e afirma ter "a vida limpa"
Se optar por participar das eleições, Zico vai precisar do apoio de cinco federações internacionais para oficializar sua candidatura.
- Não conversei com ninguém. Eu sou contra isso de ser indicado. Já pode começar aí uma troca de favores. A eleição deve ser feita pelos seus serviços prestados ao futebol - afirmou.
Fifa alega que não há base legal para mudar sedes de 2018 e 2022
O processo eleitoral, para eleger o sucessor de Blatter, deve ocorrer entre dezembro e março de 2016.
*ZHESPORTES
Candidato
Zico condiciona candidatura à presidência da Fifa a mudanças eleitorais
Ex-jogador confirma desejo ao cargo, mas vai aguardar a definição do processo eleitoral
GZH faz parte do The Trust Project