Depois de tanto mistério, o Barcelona anunciou nesta terça-feira a renovação de contrato com Daniel Alves até 2017. O brasileiro aceitou a última oferta do clube catalão e ficará mais dois anos ao lado de Messi, Suárez, Neymar & cia no Camp Nou. O vínculo do lateral-direito se encerraria no fim deste mês.
Leia as últimas notícias do Esporte
A revelação de que ficará mais tempo no Barcelona veio justamente dois dias depois de o clube acertar com Aleix Vidal, lateral-direito do Sevilla, que só poderá estrear em janeiro de 2016, devido à proibição imposta pela Fifa ao Barcelona por contratação irregular de menores de idade.
Daniel Alves chegou ao Barcelona em 2008, contratado justamente do Sevilla, de onde vem seu maior concorrente da posição. O brasileiro já poderia assinar contrato com qualquer clube desde o início de 2015, mas sempre deixou os Blaugranas como primeira opção, mesmo com interesse de clubes como PSG e Manchester United.
O fato de o Barça não poder inscrever jogadores nesta janela do meio de ano também ajudou a intensificar as tratativas para ampliação do vínculo. No entanto, Daniel Alves reclamou inúmeras vezes de que a proposta do time azul-grená era bem inferior as que ele havia recebido e pedia maior valorização.
Os pedidos públicos começaram pela sua agente, Dinorah Santana, em entrevista coletiva em abril, dizendo que ele não ficaria no clube por não ter aceitado a proposta de renovação à época. O próprio jogador falou com a imprensa, já em maio, que parecia que o ciclo na Catalunha estava encerrado. A pressão sobre a diretoria deu certo, tanto que o presidente Josep Maria Bartomeu fez uma nova oferta, que foi aceita pelo lateral.
O brasileiro já conquistou 19 títulos pelo Barcelona, sendo três da Liga dos Campeões, dois do Mundial de Clubes, três do Campeonato Espanhol, três da Copa do Rei, dois da Supercopa da Europa e quatro da Supercopa da Espanha. No total, são 343 jogos oficiais, sendo o brasileiro com mais partidas pelo clube.
* LANCEPRESS