Poderia simplificar. Mas vou pelo caminho mais difícil. Pela trilha, montanha acima. Faz muito, muito tempo, eu fazia um passeio pelo deserto do Negev, em Israel. Aquela luz, aquelas cores. Comecei a viajar. Virei para um amigo, que era meio alternativo, meio riponga, e propus: "Imagina um Pink Floyd agora". Levando a sério o papel de guru, ele me deu um puxão cósmico de orelha: "A natureza canta para ti. Escuta".
Muitos anos depois, comecei a correr. E lembrei do meu amigo. Até tentei algumas vezes selecionar algumas músicas. Menos Eye of The Tiger, juro. Mas não rolou. É desconfortável. A música me puxa para um lado, a corrida para outro. Eu gosto mesmo é de escutar o barulho da rua. Numa prova, ouvir os passos de quem vem atrás. O som ficando forte, até que, mais frequentemente do que eu gostaria, sou ultrapassado.
Confira um vídeo sobre o desgaste nos últimos treinos:
Gosto de escutar meu corpo, focar nele. O ritmo do coração, a respiração. Até porque a música é incapaz de adivinhar os altos e baixos do trajeto. Não quero que o Flo Rida, o Calvin Harris ou o Daft Punk me digam se é hora de acelerar ou de aliviar. Me sinto levado pela coleira. O corpo e o pensamento.
Não tenho nada contra música e corrida. É óbvio, não precisaria nem escrever, que cada é cada um. Tem gente que gosta. Entendo e jamais pensaria que alguém está errado porque faz diferente de mim. É como tênis. Há várias marcas e modelos. E vários tipos de pisadas e de pés.
Vai aí uma esquisitice minha. Não ouço música enquanto corro, mas adoro ouvir depois, encharcado de endorfina.
Toco o volume lá em cima no carro, depois do treino. Seu eu fosse simplificar essa questão - e disse que não o faria na abertura do texto -, eu só precisaria de uma frase: não corro com música porque não gosto. Mas aí é como pegar um táxi em vez de correr. Não tem graça. Quem corre, me entende.
32ª Maratona Internacional de Porto Alegre
- Quando: 14 de junho
- Inscrições: até 4 de junho pelo maratonadeportoalegre.com.br - por R$ 95 até 20 de maio (após o valor será de R$ 105).
- Modalidades: individual (42,195km), rústica (3km, 5km e 10km), revezamento (dupla, quarteto ou octeto) e maratoninha