Imagens: Félix Zucco/Agência RBS
O titular da Promotoria do Torcedor, José Francisco Mendes Seabra Júnior, teve de se proteger das cadeiras arremessadas por alguns torcedores do Grêmio no Gre-Nal do último domingo. O promotor estava no anel inferior do Beira-Rio para acompanhar de perto eventuais incidentes quando o tumulto se iniciou.
- Vi uma criança de 12 anos ser atingida na cabeça. Tive de desviar para não ser atingido. Vamos tomar as providências para que essa selvageria não se repita - afirmou Seabra.
Dois torcedores envolvidos já foram identificados e estão proibidos de frequentar estádios enquanto o processo tramita. Terão de se apresentar, em dias de jogos do Grêmio, em uma delegacia de polícia. O Ministério Público solicitou abertura de inquérito à polícia para que as imagens sejam analisadas e mais torcedores identificados. Seabra relatou que, durante a confusão, viu algumas lideranças de organizadas tentando apaziguar a situação.
Não foram somente os problemas dentro do estádio que chamaram a atenção do MP. Os confrontos no caminho da torcida do Grêmio até o Beira-Rio também preocupam o promotor, que defende uma reavaliação da forma como os torcedores são conduzidos.
Antes do jogo, autoridades de segurança pública propuseram que os torcedores fossem transportados em ônibus escoltados pela Brigada Militar, assim como os colorados para a Arena. Mas o Grêmio alegou que não tinha condições de disponibilizar os veículos.
- Nós queremos chegar aos 10% de torcedores visitantes, mas temos de garantir a segurança. Os clubes não podem se furtar de participar desse esforço e assegurar o deslocamento de sua torcida - cobrou.
No caminho da torcida gremista, houve trocas de pedradas com os colorados. Seabra também relata que vários torcedores sem ingresso foram ao estádio e pressionaram junto às roletas para entrar. Ele acredita que muitos gremistas sem entrada conseguiram ingressar no Beira-Rio e lembra que, se o transporte fosse realizado em ônibus, a BM poderia fazer o controle dos bilhetes antes do ingresso nos veículos.
* ZHESPORTES