Tornar-se jogador profissional de futebol é o grande sonho de muitos meninos brasileiros. Conseguir se profissionalizar já é uma grande conquista. Mas, atuar naquela que é considerada a maior competição entre clubes do planeta, a Liga dos Campeões da Europa, é um privilégio para poucos. E o santa-mariense Guilherme Sityá está perto de realizar esse feito.
O lateral-esquerdo de 25 anos e 1m80cm de altura sagrou-se campeão da Copa da Liga Romena, na última quarta-feira, com o Steua Bucareste. O título dá direito a jogar a Liga Europa, equivalente à Copa Sul-Americana. E, como o Steua está apenas um ponto atrás do líder do Campeonato Romeno e ainda faltam duas rodadas, se conquistar o título da competição, assegura vaga na Liga dos Campeões.
O jogador, filho do médico santa-mariense Marcos Sityá, já havia sido campeão em solo europeu. Em 2013, ele faturou a Copa da Romênia pelo Petrolu Ploiesti, seu antigo clube. Além da Copa da Liga e do campeonato nacional, Guilherme e o Steua ainda jogam a decisão da Copa da Romênia, no próximo dia 31, contra o U. Cluj.
A expectativa em jogar uma competição continental, seja a Liga Europa ou a Liga dos Campeões, é grande, e o entusiasmo, também:
_ Ter a chance de participar de uma competição assim motiva qualquer jogador, e jogar contra os jogadores que normalmente acompanho pela televisão é uma motivação extra _ afirma o atleta.
Em cinco anos como profissional, chegar a um time de tradição, atual campeão nacional e que já ganhou a Liga dos Campeões na temporada 85/86 também é motivo de comemoração. Guilherme começou no extinto Porto Alegre, em 2011, e, depois, foi para o Caxias.
Do time da Serra gaúcha, rumou para o Velho Continente. Lá, passou por outros dois times romenos e pela segunda divisão alemã antes de chegar ao Steua. Perguntado se vive o auge de sua carreira, Guilherme não hesita:
_ Sem a menor dúvida. É a equipe de maior expressão da minha carreira até agora _ comemora.
Com a temporada encerrando no dia 31 de maio, com a possibilidade de mais um título, Guilherme volta ao Estado e pretende visitar Santa Maria, sua terra natal.
POR ONDE PASSOU
Os clubes de Sityá
z Porto Alegre (janeiro a julho de 2011)
z Caxias (julho de 2011 a janeiro de 2012)
z Concórdia Chiajna, da Romênia (janeiro a julho de 2012)
z Petrolu Ploiesti, da Romênia (julho de 2012 a agosto de 2014)
z Greuther Fürth, da Alemanha (agosto de 2014 a fevereiro de 2015)
z Steua Bucareste, da Romênia (desde fevereiro de 2015)