O fã de surfe, ou simplesmente admirador do esporte, pode se preparar para ouvir o nome de Filipe Toledo com frequência. Esperança da torcida brasileira, que lotou a Praia da Barra na manhã deste domingo, o paulista derrotou com facilidade o australiano Bede Durbidge, por 19,87 a 13,70, e conquistou o título do Rio Pro, quarta etapa da temporada do Circuito Mundial (WCT).
<BLOCKQUOTE cite=/WSL/videos/10152894725477058/> Posted by World Surf League on Domingo, 17 de maio de 2015
Parabéns / Congratulations Filipe Toledo, winner of the #OiRioPro 2015!Rio de Janeiro #SamsungGalaxy bit.ly/OiRioProLIVE
A expectativa dos presentes era pelos famosos aéreos (voo sobre a onda) de Filipinho. As condições do mar, com ondas baixas, favoreciam o dono da casa em sua especialidade. Foi assim que ele levou os presentes ao delírio quando conseguiu uma nota 10 pela segunda vez na capital fluminense. Só ele obteve tal feito em toda a etapa.
Mais novo surfista com vaga assegurada na elite do surfe em 2015, o brazuca de 20 anos seguia no embalo do público. O experiente Durbridge tentou correr atrás da desvantagem com boas rasgadas, mas já era tarde. Os torcedores invadiram a água faltando mais de cinco minutos para o fim da bateria e gritavam "É campeão!".
Com o resultado, Toledo chega a 26.500 pontos no ranking mundial. No sábado, ele havia assegurado a vide-liderança no ranking mundial. O australiano Mick Fanning foi eliminado na repescagem da quarta fase ao perder para o compatriota Owen Wright e deixou a disputa com 20.950, perdendo o posto para o brazuca.
Filipinho foi o sexto brasileiro a se sagrar campeão de uma etapa do WCT no Brasil. Apenas Fábio Gouveia (1990), Teco Padaratz (1991), Peterson Rosa (1998), Jadson André (2010) e Adriano de Souza (2011) já haviam feito o mesmo.
A partir de agora, ele tem o desafio de manter a boa fase em outros tipos de onda, como as de Fiji, sede da quinta etapa do WCT, entre 7 e 19 de junho. No ano passado, o atual campeão Gabriel Medina levou a melhor no local.