O brasileiro Thomaz Bellucci fez uma partida de altíssimo nível, forçando Novak Djokovic a batalhar como poucas vezes nesta temporada, mas acabou perdendo de virada por 5/7, 6/2 e 6/3, nesta quinta-feira, nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma.
Bellucci, que ocupa a 68ª posição do ranking da ATP, dificultou a vida do número 1 do mundo, em duas horas de duelo acirrado no saibro. O paulista já tinha feito jogo duro com o sérvio nas duas vezes em que os dois tenistas se enfrentaram. A primeira foi justamente na capital italiana, em 2010, quando foi derrotado em dois sets apertados, por duplo 6/4.
Djokovic enfrentará nas quartas de final o japonês Kei Nishikori, número 6 do mundo, que mais cedo superou outro tenista sérvio, o sérvio Viktor Troicki, por 6/4 e 6/3. O líder do ranking tentará dar o troco da semifinal da última edição do Aberto dos Estados Unidos, quando foi eliminado pelo japonês.
Bellucci venceu o primeiro set em disputado jogo com o sérvio (Foto: Tiziana Fabi)
Nadal e Federer avançam, Murray desiste por cansaço
Mais cedo, os astros Rafael Nadal e Roger Federer garantiram presença nas quartas de final do Masters 1000 de Roma, mas o torneio sofreu um grande baque nesta quinta-feira, com as desistências de Andy Murray e Serena Williams por conta de problemas físicos.
O Foro Italico perdeu em um dia a sensação atual do saibro, Murray, que alegou cansaço depois de conquistar de forma consecutiva os torneios de Munique e Madri, e a número 1 do mundo, Serena, que abriu mão de seguir na competição por sentir dores no cotovelo.
- Estou muito cansado, preciso parar um pouco. Não esperava render tanto no saibro e não quero exigir demais do meu corpo - disse o escocês, que nunca tinha levantado um troféu neste piso antes da sequência incrível das últimas duas semanas.
Com a desistência dos dois, o belga David Goffin e a americana Christina McHale avançaram às quartas de final sem precisar entrar em quadra.
Enquanto Serena e Murray preferem se poupar de olho no Grand Slam parisiense, Nadal e Federer querem ganhar confiança e ritmo de jogo. O espanhol superou o saque de chumbo do gigante americano John Isner, de 2m8cm, a quem derrotou por um duplo 6/4.
Nadal disputará uma vaga na semi de Roma com um velho conhecido, o suíço Stanistas Wawrinka, seu algoz na decisão do Aberto da Austrália, em 2014.
Já Federer eliminou outro grande sacador, o sul-africano Kevin Anderson, por 6/3 e 7/5. Nas quartas, o número 2 do mundo terá pela frente o vencedor do duelo entre o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de chave, e o italiano Fabio Fognini.