Neymar terá de se declarar em juízo com relação a sua transferência para o Barcelona, que é investigada pelo fisco espanhol. De acordo com a rádio espanhola Cadena SER, a presença do ex-jogador do Santos será necessária porque ele teria assinado nove dos 13 documentos de contrato relativos a sua chegada à Espanha.
Confira as últimas notícias do Esporte
O craque brasileiro será colocado como testemunha no processo de fraude fiscal movido contra o presidente Josep Maria Bartomeu, o ex-mandatário Sandro Rosell.
O Ministério Público espanhol estima que as supostas irregularidades cheguem a 13 milhões de euros (R$ 45,4 milhões), que seriam de impostos não pagos em cima de contratos distintos 'secretos', com o brasileiro e seu pai. A Justiça do país ibérico acredita que Sandro Rosell tentou mascarar o alto custo da negociação. Bartomeu teria sido o cúmplice do acordo.
Presidente, ex e Barcelona serão processados no caso Neymar
O periódico esportivo, também da Espanha, Marca destrinchou os valores da transferência de Neymar. Foram 17,1 milhões de euros pagos diretamente ao Santos pela transferência do jogador; os 10 milhões de euros de luvas para Neymar; os 46 milhões de euros pagos à N&N, empresa do pai e empresário do craque, pelos direitos federativos do jogador e por contratos de scouting e agenciamento; 2,5 milhões de euros para a fundação Neymar Jr.; 7,9 milhões de euros para o Santos pela preferência de contratação de três atletas das divisões de base; e 2,7 milhões de euros de comissão a agentes.
Há ainda 4,5 milhões de euros pagos ao clube paulista pelo amistoso realizado em 2013; e 13,5 milhões de euros pagos no ano passado para evitar "possível divergência interpretativa da Receita Federal".
* LANCEPRESS
Enrosco na Justiça
Neymar terá de prestar depoimento sobre sua ida ao Barcelona, diz rádio
Craque brasileiro será colocado como testemunha no processo de fraude fiscal
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: