O são-paulino José Maria Marin, 82 anos, entrega hoje, às 11h, a chave da CBF ao palmeirense Marco Polo Del Nero, 74 anos, que comandará o futebol brasileiro pelos próximos quatro anos. A imprensa foi afastada da cerimônia no prédio de R$ 100 milhões, na Barra, zona oeste do Rio.
Marin deixa a cadeira número 1, mas permanece na CBF. Será vice de Del Nero, com assento no Comitê Executivo da Fifa. Eles são aliados desde os anos 1980. Por ser o mais idoso da diretoria, caso aconteça algo com o presidente, ele reassume o posto imediatamente - como ocorreu em 2012, na renúncia de Ricardo Teixeira, 67 anos.
Leia mais notícias sobre futebol
Ao contrário de Teixeira, com cinco mandatos consecutivos, Del Nero é um dirigente que ouve as federações e conversa com os clubes. É atencioso e paciente. Pode até ajudar financeiramente dirigentes e entidades. Gosta de agradar, ao contrário de Teixeira, que tinha uma postura de soberano do futebol, era quase inacessível, sempre ancorado no poder da Fifa de Joseph Blatter e antes no de João Havelange.
*ZH Esportes