Na noite desta quarta-feira, uma postagem no Instagram do surfista Kelly Slater deixou uma pulga atrás da orelha nos fãs do atleta e uma grande dúvida no mundo do surfe. O texto dava conta de que a carreira do surfista onze vezes campeão mundial estaria chegando ao fim. De acordo com a declaração (confira, na íntegra, em inglês), a etapa de Bells Beach, que ocorre até 12 de abril, na Austrália, seria a última disputa do norte-americano como profissional.
Não fosse feito em pleno dia 1º de abril, o anúncio poderia muito bem ter sido levado a sério. No entanto, ainda sem a confirmação por parte do atleta, a postagem está repercutindo bastante nas redes sociais - alguns dão como certo o fim, outros, mais cautelosos, esperam um posicionamento oficial de Slater. Apenas o site Beachgrit desmente a história. Segundo o jornalista Derek Rielly, que diz ter trocado e-mail com Slater, tudo não passa de uma pegadinha.
::: Campeão em 2013, Mineirinho reforça "tropa brasileira" em Bells Beach
::: Segunda etapa do WCT começa com Brasil na liderança do ranking
Nessa mesma data, no ano passado, Slater havia anunciado o fim de seu contrato com a patrocinadora Quiksilver, com quem trabalhava há 23 anos. Muitos chegaram a afirmar que se tratava de uma brincadeira, mas, depois, a notícia foi ratificada pelo atleta. Um fator que pode dar força a tese de que seja um anúncio oficial é que a postagem, de acordo com o horário australiano, onde o atleta se encontra, foi feita no dia 2 de abril.
Na etapa de Bells Beach, a segunda do ano pelo WCT, Slater está classificado para o round 3. Com a maior soma de pontos das primeiras baterias, o surfista bateu com tranquilidade os adversários Sebastian Zietz e Ricardo Christie. Apesar dos 43 anos, Slater vem surfando em alto nível no tour. Jornalistas internacionais que cobrem o campeonato mundial, porém, afirmam que o norte-americano, internamente, admite que está decepcionado com seu resultado nas etapas finais do último ano e com sua eliminação precoce na primeira disputa deste ano, em Gold Coast.
Na madrugada desta quarta-feira, durante a transmissão da etapa de Bells Beach, um dos apresentadores da World Surf League (WSL) apostou que o anúncio do surfista não passava de uma brincadeira. Nos bastidores e na intimidade, segundo o âncora da WSL, Slater é muito espirituoso e não dá bola para o tamanho da repercussão que pode ter suas declarações. O final do post, de fato, deixa em aberto a veracidade do anúncio. Uma das hashtags era: HappyApril1stEveryoneBackHome (Feliz primeiro de abril para todo mundo aí de casa).
É bem verdade que o surfista já vem pavimentando o caminho de sua aposentadoria. Em março, ele divulgou a compra dos direitos autorais para cinema e televisão do livro "Thai Stick", de Peter Maguire e Mike Ritter, que trata do tráfico de drogas sob a gerência de surfistas que haviam se mudado para a Tailândia. Agora, é esperar para ver.