Os campeonatos estaduais chegam a suas fases decisivas nas próximas semanas. Zero Hora faz um balanço das principais competições pelo Brasil.
Confira!
Paulista
O Paulistão tem apenas mais uma rodada pela frente na primeira fase. Sete das oito vagas nas quartas de final já estão definidas e pertencem a São Paulo, Red Bull Brasil, Corinthians, Ponte Preta, Palmeiras, Botafogo de Ribeirão Preto e Santos. A última vaga será disputada entre XV de Piracicaba e Penapolense. Marília e Bragantino já estão matematicamente rebaixados. As outras duas vagas serão definidas por Capivariano, Portuguesa, Linense, São Bernardo e Rio Claro.
Nas quartas de final, os times enfrentam o classificado que saiu do mesmo grupo.
Jogos da 15ª rodada
Quarta, 22h
São Paulo x Portuguesa (Morumbi)
Ituano x Palmeiras (Novelli Júnior)
Mogi Mirim x Botafogo-SP (Romildo Ferreira)
São Bernardo x Marília (Primeiro de Maio)
Red Bull Brasil x Linense (Moisés Lucarelli)
Santos x Rio Claro (Vila Belmiro)
Penapolense x São Bento (Tenente Carriço)
XV de Piracicaba x Corinthians (Barão da Serra Negra)
Capivariano x Ponte Preta (Arena Capivari)
Bragantino x Audax (Nabi Abi Chedid)
Carioca
A primeira fase do Campeonato Carioca, chamada de Taça Guanabara, está a uma rodada do fim. Flamengo e Botafogo já estão classificados. Vasco, Madureira e Fluminense disputam as duas vagas restantes.
Madureira e Fluminense se enfrentam e quem ganhar fica com a vaga - o empate favorece a surpresa do campeonato. O Vasco só será eliminado se perder por maior diferença de gols que o Madureira.
O Barra Mansa perdeu 15 pontos pela escalação irregular de dois jogadores e está rebaixado. A outra queda será definida entre Tigres, Cabofriense, Boavista e Nova Iguaçu.
A Taça Rio é disputada nos mesmos jogos da Taça Guanabara, mas os jogos que envolvem os quatro grandes clubes são desconsiderados. O Madureira já foi declarado o campeão.
Jogos da 15ª rodada
Quarta, 22h
Boavista x Friburguense (Bacaxá)
Vasco x Volta Redonda (São Januário)
Bangu x Resende (Édson Passos)
Nova Iguaçu x Flamengo (Moacyrzão)
Botafogo x Macaé (Engenhão)
Madureira x Fluminense (Raulino de Oliveira)
Cabofriense x Bonsucesso (Correão)
Tigres x Barra Mansa (Los Larios)
Mineiro
O Mineiro já chegou às semifinais. O Caldense surpreendeu os grandes e ficou em primeiro lugar na etapa inicial. Com isso, enfrenta o Tombense. Cruzeiro e Atlético-MG fazem o clássico logo na semi, descartando o maior duelo estadual na decisão pela primeira vez desde 2012. Democrata-GV e Mamoré foram rebaixados.
Uma polêmica envolve as datas das semifinais. O Atlético joga na quinta pela Libertadores e não quer atuar no sábado. Por outro lado, o Cruzeiro entra em campo na competição continental na terça da semana que vem e se recusa a jogar o clássico no domingo. A Federação Mineira ainda não definiu a situação.
Jogos das semifinais (ida)
Datas e horários a definir
Tombense x Caldense (Tombos)
Atlético-MG x Cruzeiro (Independência)
Baiano
O Baiano já está nas semifinais. Na primeira fase, os 12 clubes foram divididos em dois grupos de seis. Os oito melhores na classificação geral seguiram para as quartas. Os quatro piores (Feirense, Jacobina, Catuense e Serrano) disputavam uma eliminatória contra o rebaixamento - derrotados, Catuense e Serrano caíram.
O Vitória da Conquista teve a melhor campanha, seguido por Bahia e Vitória. No entanto, o Vitória acabou eliminado nas quartas pelo Colo Colo. Vitória da Conquista, Juazeirense e Bahia também avançaram às semifinais.
Nos primeiros jogos das semifinais, o Vitória da Conquista venceu o Colo Colo por 3 a 0, enquanto o Bahia passou pelo Juazeirense, fora de casa, por 2 a 1. Os dois jogos decisivos são no dia 19.
Jogos das semifinais (volta)
Domingo, 19/4, 16h
Colo Colo x Vitória da Conquista (Mário Pessoa)
Bahia x Juazeirense (Fonte Nova)
Paranaense
O Paranaense já teve as partidas de ida das quartas de final. Na primeira fase, os 12 times se enfrentaram em turno único. Os oito melhores (Coritiba, J. Malucelli, Operário, Maringá, Londrina, Paraná, Foz do Iguaçu e Cascavel) passaram às quartas de final.
Os que não se classificaram foram movidos para o Grupo Descenso (Atlético-PR, Rio Branco, Nacional e Prudentópolis).
O Grupo do Descenso é uma disputa em turno e returno entre os quatro times. Os dois últimos são rebaixados. Na primeira rodada, no último domingo, Atlético-PR e Nacional venceram seus jogos de estreia. Os confrontos de mata-mata são em dois jogos.
Quartas de final (ida)
Cascavel 1x3 Coritiba
Londrina 1x2 Maringá
Foz do Iguaçu 3x1 J. Malucelli
Paraná 0x0 Operário
Jogos de volta
Quarta, 8/4
19h30min Coritiba x Cascavel
22h Maringá x Londrina
22h Operário x Paraná
Quinta, 9/4
19h30min J. Malucelli x Foz do Iguaçu
Grupo do Descenso
2ª rodada
Quarta, 8/4
20h Prudentópolis x Rio Branco
Quinta, 9/4
19h30min Nacional x Atlético-PR
Goiano
Os 10 times do Campeonato Goiano entram em campo na quarta para a última rodada da primeira fase. Os classificados são Goiás, Aparecidense e Goianésia.
Pelo regulamento, vão para as semifinais o primeiro colocado de cada grupo, além dos dois melhores classificados seguintes. Os dois piores na classificação geral são rebaixados.
O Goiás tem 28 pontos e lidera o grupo B. Se perder a primeira posição, tem pelo menos uma das melhores campanhas. Aparecidense e Goianésia seguem abaixo no mesmo grupo, mas também já garantiram presença entre as melhores campanhas. No grupo A, Itumbiara e Trindade dividem a liderança. Quem for campeão da chave, segue para a próxima fase.
15ª rodada
Quarta, 6/4
19h30min Atlético-GO x Grêmio Anápolis
19h30min Crac x Trindade
20h30min Aparecidense x Anapolina
22h Goiás x Goianésia
Catarinense
O Catarinense está no hexagonal semifinal. Na primeira fase, os 10 times se enfrentaram em turno único. Os seis primeiros passaram para a segunda fase, enquanto os quatro últimos foram movidos para o quadrangular do rebaixamento.
No Hexagonal semifinal, que está em andamento, os times se enfrentam em turno e returno. Os dois melhores vão para a final. No quadrangular do rebaixamento, os dois piores caem para a segunda divisão.
Neste momento, Joinville e Figueirense estão na zona de classificação para a final. O Chapecoense está na briga. No quadrangular, todos estão com seis pontos. Atlético Ibirama e Marcílio Dias estão na zona de rebaixamento pelos critérios de desempate.
Hexagonal final
6ª rodada
Quarta, 8/4
19h30min Inter de Lages x Criciúma
22h Chapecoense x Joinville
Quinta, 9/4
19h30min Figueirense x Metropolitano
Quadrangular do rebaixamento
Sábado, 11/4
18h30min Guarani de Palhoça x Marcílio Dias
18h30min Atlético Ibirama x Avaí
Pernambucano
O Pernambucano chegou às semifinais depois de duas fases de grupos.
O campeonato começou ainda em dezembro de 2014, com os times que não disputavam a Copa do Nordeste. Dos oito, dois (Central e Serra Talhada) se classificaram para o hexagonal do título com os quatro times da Copa do Nordeste (Sport, Santa Cruz, Salgueiro e Náutico). Os outros seis disputaram o hexagonal da permanência.
No hexagonal do título, Sport, Central, Santa Cruz e Salgueiro avançaram. Serra Talhada e Náutico foram eliminados. No hexagonal do rebaixamento, Vera Cruz e Ypiranga-PE caíram. As semifinais acontecem em dois jogos a partir
Semifinais (jogos de ida)
Domingo, 19/4 (horários a definir)
Salgueiro x Sport
Santa Cruz x Central
*ZHESPORTES