A queda no Estádio do Vale foi o terceiro rebaixamento da história do Caxias, que completa 80 anos no próximo dia 10 de abril. Os dois primeiros descensos foram anteriores à adoção da denominação atual, quando o clube ainda se chamava Flamengo.
- Em 1959, quando a competição ainda tinha o nome Campeonato Metropolitano, o Flamengo foi o último colocado entre os oito clubes que disputaram a competição. Retornou em 1960 como campeão da segunda divisão, dirigido por Nelson Rech, pai do atual presidente.
- Em 1966, o Flamengo voltou a ser o último colocado do Campeonato Gaúcho, numa edição que reuniu 12 clubes. Disputou a segunda divisão no ano seguinte e ficou em quarto lugar, classificação que não garantiria o acesso. Contudo, como em 1968 se comemoraria os 50 anos da Federação Gaúcha de Futebol, a entidade optou por convidar para aquele Gauchão os seis primeiros colocados da Segunda Divisão de 67, em uma espécie de 'virada de mesa' que beneficiou o Flamengo.
- Desde a denominação SER Caxias, em 1975, a pior colocação que o clube havia ficado em um Gauchão foi em 1991, quando foi o 13º entre 20 clubes participantes.
- Em 1998, ano em que por uma anomalia do regulamento o Caxias precisou derrotar o Glória, em Vacaria, para evitar o descenso na última rodada, o clube foi o 12º entre 32 clubes participantes.
Duro golpe
Caxias sofre terceiro rebaixamento estadual em 80 anos de história
Outras duas quedas ocorreram em 1959 e 1966, nos tempos de Flamengo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: