Em sua 46ª edição, a Copa São Paulo de Futebol Júnior reunirá clubes de todos os recantos do Brasil na briga pela mais tradicional taça de categorias de base no país.
As opções para Diego Aguirre: Inter começa 2015 com 38 jogadores
São 104 equipes na disputa, que é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Apenas atletas sub-19, nascidos entre 1995 e 1999, podem participar do campeonato.
Do Fortaleza ao Grêmio: a história de Everton, aposta de Felipão para 2015
A primeira rodada inicia hoje com o jogo entre Primavera-SP e Araguaína-TO, que entram em campo às 9h. O Grêmio estreia no domingo, 14h, contra o Rio Preto. E o Inter na segunda-feira, 16h, frente ao São Bento. Veja curiosidades e entenda como é o formato da disputa.
Shakhtar Donetsk confirma amistoso no Beira-Rio
Um alfabeto inteiro
A Copinha terá um grupo para cada uma das letras do alfabeto na primeira fase. Ao todo, são 26 chaves, com sedes divididas entre a capital (que terá duas, na Barra Funda e na Rua Javari) e o interior paulista.
As opções para Felipão: Grêmio começa 2015 com 44 jogadores
Exceto em Águas de Lindoia, onde o representante do estado é o Deportivo Brasil, um clube de empresários, e em Ilhabela, com o Guarani, que recentemente vendeu seu estádio Brinco de Ouro em Campinas, uma equipe anfitriã disputará a chave de sua cidade. Dos 104 times participantes, 45 são paulistas.
Zini Pires: acordo com a Umbro renderá entre R$ 15 e R$ 17 milhões por ano
Fórmula de disputa
O campeonato será disputado em um total de seis fases. Na primeira, os quatro clubes de cada grupo se enfrentam em turno único: o primeiro de cada chave e os seis melhores segundos colocados se classificam.
Na segunda fase, 32 equipes disputam, em formato mata-mata com jogo único, uma vaga nas oitavas. Nas quartas, na semi e também na final, as eliminatórias seguem em jogo único. A decisão do título ocorrerá em 25 de janeiro, data que marcará o 461º aniversário da cidade de São Paulo.
Felipão deve contar com Giuliano e Geromel apenas em março
O bicho-papão
O maior campeão da Copinha é o Corinthians, que já levantou a taça oito vezes - seu último título foi em 2012. O Inter é o terceiro clube que mais ganhou (4 vezes) sendo que a última conquista ocorreu em 1998, em um time que teve como principal revelação o zagueiro Lúcio.
O Grêmio nunca levantou esta taça - chegou à final em 1991 e acabou derrotado pela Portuguesa. O atual campeão é o Santos, que no ano passado venceu o próprio Corinthians na final e faturou seu terceiro título na história da competição.
Luiz Zini Pires: Inter começa a Libertadores com camisa de 2014
Indígenas barrados
Por pouco a Copinha não contou com um time indígena pela primeira vez neste ano. O Grêmio Osasco selecionou 28 garotos de tribos da cidade de Tabatinga, no Amazonas, na fronteira com o Peru e a Colômbia, mas não entregou os documentos necessários à FPF para regularizá-los dentro do prazo, que era 24 de setembro.
Por conta disso, o clube desistiu de disputar o campeonato e cedeu sua vaga ao Osasco F.C., equipe dos mesmos donos, que jogará pelo Grupo Q, contra Flamengo, Sampaio Corrêa e Vilhena.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
Não deixe de conferir a página do Gremista ZH de cara nova
Taça em jogo
Entenda como será a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Maior competição de base do país inicia neste sábado com 104 equipes
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: