O escalador profissional Will Gadd entrou para a história ao escalar, nesta quinta-feira, uma das cascatas congeladas das Cataratas do Niágara. Nascido no estado americano do Colorado, mas atualmente morando no Canadá, a aventura de Gadd teve o frio do inverno norte-americano e os mais de 40 metros de altura da queda d'água para chegar ao feito inédito. Em 2014, o escalador foi nomeado um dos aventureiros do ano pela National Geographic.
::: Veja mais sobre esportes outdoor no Aventura SC
- Viajei o mundo procurando as escaladas mais desafiadoras, mas as Cataratas do Niágara, um dos ícones do meu país, sempre foram uma meta, que achava que nunca seria possível. Tinha muita coisa acontecendo na parede. A espessura do gelo varia de alguns centímetros para três metros, então cada movimento era diferente. Tinha muita coisa para se levar em consideração, tudo isso com uma das quedas d'água mais poderosas do planeta acima de mim - contou o americano.
Com muita experiência em escalada no gelo, Gadd teve de lidar com a bela e aterrorizante paisagem das Cataratas. Com uma vasão de 150.000 toneladas de água despencando por minuto, a uma velocidade superior a 110 km/h, a água chega à base gerando um impacto equivalente a quatro mil caminhões caindo no chão ao mesmo tempo.
- A quantidade de água que cai faz o chão tremer e faz com que a as plataformas de gelo e a parede como um todo fique instável e imprevisível. É um ambiente bastante hostil, que faz a escalada em si, um desafio bastante intenso - comentou Gadd.