Quem disse que a Arena ainda não virou a 'temível' casa do Grêmio? O Campeonato Brasileiro mostra que o estádio tricolor é um dos motivos para a boa campanha do time na competição até agora. Trata-se do clube com o segundo melhor aproveitamento como mandante no Brasileirão, atrás apenas do Cruzeiro, justamente seu adversário desta quinta às 21h50.
São só duas derrotas que a torcida tricolor viu de perto. Primeiramente para o Coritiba (placar de 3 a 2), quando, após a partida, o então técnico Enderson Moreira foi demitido. Depois veio o revés contra o São Paulo. O Tricolor perdeu por 1 a 0, naquele jogo que marcou o maior público da Arena do Grêmio neste Brasileirão: 46.441 torcedores. Ainda houve dois jogos longe de seu novo estádio, quando este foi entregue à Fifa como centro de treinamentos para a Copa do Mundo no Brasil. O time atuou no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, vencendo uma (2 a 1 contra o Botafogo) e empatando outra (0 a 0 com o Palmeiras).
De resto, o Grêmio tem na Arena um ingrediente especial para montar sua elogiável campanha de G-4 neste Brasileirão. Diante de seu torcedor, o Tricolor somou 39 pontos dos 51 possíveis. Um incrível aproveitamento de 76,5%. Foram 12 vitórias e 3 empates, além das duas derrotas já mencionadas anteriormente. É a segunda melhor campanha como mandante do campeonato, ficando atrás do Cruzeiro, que soma 80,4%. Aliás, o Grêmio está ao lado do Inter neste quesito, pois o rival também soma 76,5%. Na sequência, vêm Atlético-MG e Corinthians, com 74,5% e 70,6% respecitvamente.
Dos 17 jogos em casa, o time de Felipão tem outro detalhe interessante para o jogo contra o líder do campeonato: os poucos gols sofridos. Foram apenas sete gols. Isso será importante contra o melhor ataque da competição, que tem 60 gols marcados.
Top 5 mandantes do Brasileirão:
Gaúcha
Com a força da Arena: Grêmio tem 2ª melhor campanha em casa no Brasileirão
Tricolor tem aproveitamento superior a 76% como mandante
Marcos Bertoncello
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project