A Copa do Mundo de 2014 teve gol para torcedor nenhum botar defeito. Teve 4 a 2, 5 a 1, 5 a 2 e até goleada de 7 a 1. Ao longo das 64 partidas disputadas, a rede foi balançada 171 vezes - uma média de 2,67 por jogo. O número repete o torneio realizado na França, em 1998, que até então registrava a maior marca. Confira uma lista com os 10 gols que marcaram o Mundial no Brasil e ouça as narrações da equipe da Rádio Gaúcha.
1) Nem Neymar, nem Modric: o primeiro gol da Copa foi contra - 12/06
Quem achou que o placar da Arena Corinthians, em São Paulo, na partida de abertura do Mundial, seria aberto pelos astros Neymar e Modric se enganou. Após cruzamento de Olic pela esquerda, Javelic desviou e Marcelo, traído pelo toque do adversário, empurrou a bola para o fundo das redes com o pé de apoio. Foi o primeiro gol contra da Seleção Brasileira na história das Copas. No decorrer da partida, os comandados de Luiz Felipe Scolari conseguiram a virada e conquistaram a vitória pelo placar de 3 a 1.
2) Peixinho à holandesa - 13/06
No reencontro das seleções finalistas do Mundial de 2010, o atacante Robben marcou dois gols, mas quem roubou a cena foi seu companheiro Van Persie. A Espanha vencia por 1 a 0 quando, aos 43 minutos do primeiro tempo, o holandês recebeu lançamento de Blind e, de peixinho, tocou sobre o goleiro Casillas para igualar o marcador. O confronto terminou em goleada: 5 a 1 para a Laranja Mecânica.
3) Campbell apresenta a Costa Rica ao mundo - 14/06
Nem o costa-riquenho mais esperançoso poderia imaginar que veria sua seleção ir tão longe na Copa do Mundo. O grupo D tinha Itália, Inglaterra e Uruguai que, juntas, somam 7 títulos mundiais. Os palpites especulavam qual campeã daria adeus à competição ao lado da Costa Rica. Campbell tratou de provar o contrário. Logo na primeira rodada, o camisa 9 deixou sua marca e comandou a vitória por 3 a 1 sobre o time de Luis Suárez, Cavani e companhia.
4) Tecnologia entra em campo e marca um golaço - 15/06
Era um duelo entre David e Golias em que se confirmou a lógica. O que o torcedor que esteve presente no Beira-Rio não esperava é que teria a oportunidade de conferir o primeiro gol validado com o uso da tecnologia na história das Copas do Mundo. Com o recurso, o árbitro Sandro Meira Ricci levou menos de um segundo para receber a confirmação do lance. Os franceses triunfaram pelo placar de 3 a 0.
5) Luis Suárez para inglês ver - 19/06
Não poderia haver estreia melhor. Trinta dias antes de enfrentar a seleção inglesa, Luis Suárez se locomovia com a ajuda de uma cadeira de rodas e era dúvida para a Copa. Diante do English Team, o atacante retornou à equipe uruguaia e marcou os dois gols da vitória. O primeiro, aos 38 minutos da etapa inicial, acabou com qualquer incerteza: o camisa 9 voltava aos velhos tempos.
6) O Beira-Rio aos pés de Messi - 25/06
A invasão de torcedores vindos da Argentina surtiu efeito. Contra a Nigéria e diante de seu torcedor, Lionel Messi teve atuação de luxo. Dos três gols marcados por sua equipe, dois saíram dos pés dele. O segundo, veio em uma primorosa cobrança de falta no ângulo. O resultado no Beira-Rio confirmou a classificação dos hermanos às oitavas de final na primeira colocação do grupo.
7) James Rodríguez 2 x 0 Uruguai - 28/06
O camisa 10 da Colômbia estava em uma tarde inspirada quando enfrentou o Uruguai. Diante da Celeste, James Rodríguez marcou dois de seus seis gols na competição. O primeiro, aos 28 minutos da etapa inicial, deu mostras de seu repertório. A bola veio pelo alto, ele matou no peito, enquadrou o corpo e disparou de canhota, sem nenhuma chance para o goleiro Muslera. Antes de entrar, a bola tocou caprichosamente no travessão. Os colombianos venceram por 2 a 0 e se classificaram para enfrentar o Brasil nas quartas de final.
8) David Luiz acerta falta onde a coruja dorme - 04/07
Quartas de final. Brasil 1, Colômbia 0. Falta para a Seleção Canarinho na intermediária. David Luiz pega a bola e ajeita com todo o carinho. O zagueiro bate colocado e a redonda morre no ângulo do goleiro Ospina, que se estica todo e não consegue alcançar. Aos 34 minutos do segundo tempo, o artilheiro James Rodríguez descontou.
9) Klose se torna o maior artilheiro de Copas do Mundo - 08/07
Foi uma tragédia completa. Os 7 a 1 que a equipe de Luiz Felipe Scolari levou dos alemães representa a maior derrota da Seleção Brasileira, além de ser a maior goleada já registrada em uma semifinal de Copa do Mundo. Diante de um placar tão elástico, não teria como o matador não deixar a sua marca. Klose marcou, aos 22 minutos do primeiro tempo, chegando ao seu décimo sexto gol em Mundiais. Com isso, ultrapassou Ronaldo e se isolou como o maior artilheiro da história da competição.
10) Götze sai do banco e entra para a história - 13/07
Tudo se encaminhava para uma disputa de pênaltis. Após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar e na etapa inicial da prorrogação, Alemanha e Argentina pareciam não ter fôlego o suficiente para balançar as redes do adversário. Eis que surge, do banco, Mario Götze. Aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação, Schürrle avançou pela esquerda e cruzou para Götze, que matou no peito e bateu, sem deixar a bola cair.
David Luiz acerta falta onde a coruja dorme
Van Persie mergulhou para marcar gol
Klose se torna o maior artilheiro de Copas do Mundo
O Beira-Rio aos pés de Messi
Götze sai do banco e entra para a história
James Rodríguez 2 x 0 Uruguai
Luis Suárez para inglês ver
Tecnologia entra em campo e marca um golaço
Campbell apresenta a Costa Rica ao mundo
Nem Neymar, nem Modric: o primeiro gol da Copa foi contra