






















A Copa do Mundo de 2018 já começou para a Seleção Brasileira, sob o comando da nova Era Dunga.
A grande expectativa girava em torno de novos nomes, principalmente aqueles que ficaram de fora e não foram convocados pelo ex-técnico Felipão para a Copa do Mundo do Basil. Entre os convocados, estão dez jogadores que disputaram a Copa do Mundo do Brasil: Jefferson, Maicon, David Luiz, Luiz Gustavo, Fernandinho Ramires, Oscar, Willian, Hulk e Neymar. As principais novidades são Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, ambos do Cruzeiro, e Elias do Corinthians.
O treinador deixou claro que ainda é muito cedo para se pensar em uma lista definitiva, e que ninguém está garantido.
"Quem está na lista não está garantido, assim como quem não foi chamado não precisa achar que está excluído. Vamos buscar dar oportunidades a todos. Ainda é muito cedo para definir qualquer coisa. O importante é passar para o jogador que na Seleção você não tem muitas oportunidades. Às vezes o jogador pode ter 45 minutos para mostrar sua qualidade. Ele tem que estar pronto. Ninguém está excluído da Seleção. E os que estão aqui não estão incluídos 100%."
Dunga afirmou que a convocação foi pensada para mesclar jogadores com menos e mais experiências.
"Quem está na lista não está garantido, assim como quem não foi chamado não precisa achar que está excluído. Vamos buscar dar oportunidades a todos. Ainda é muito cedo para definir qualquer coisa. O importante é passar para o jogador que na Seleção você não tem muitas oportunidades. Às vezes o jogador pode ter 45 minutos para mostrar sua qualidade. Ele tem que estar pronto."
Sobre o craque Neymar, o comandante da seleção destacou a importância do atacante para os atletas que estão sendo convocados pela primeira vez.
"Temos que aproveitar o Neymar como referência para a Seleção e para os jovens que estão surgindo, para que ele possa dar os dribles e também trabalhar com responsabilidade. Ele pegou gosto pelo gol, é muito mais eficiente. Procura o gol a cada jogada, a cada lance. E está muito mais forte fisicamente, mentalmente. Está mais maduro."
A dupla que é destaque no Cruzeiro e que vem fazendo um ótimo Campeonato Brasileiro também foi destacada pelo treinador.
"O Éverton Ribeiro foi convocado pela qualidade e pelo drible. É importantíssimo o jogador que tem a criatividade, que tem o drible como ponto forte. O Goulart é muito forte, muito competitivo, um meia que entra muito bem na área."
Confira a lista:
Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Napoli)
Laterais: Maicon (Roma), Filipe Luis (Chelsea), Alex Sandro (Porto) e Danilo (Porto)
Zagueiros: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Gil (Corinthians) e Miranda (Atlético de Madrid)
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City) e Ramires (Chelsea)
Meias: Everton Ribeiro (Cruzeiro), Oscar (Chelsea), Phillipe Coutinho (Liverpool) e Willian (Chelsea)
Atacantes: Neymar (Barcelona), Ricardo Goulart (Cruzeiro), Hulk (Zenit) e Diego Tardelli (Atlético-MG)
Até o Mundial na Rússia, a seleção brasileira terá um longo caminho pela frente. Mais do que isso, os atletas convocados terão tempo para mostrar que poderão estar no grupo que irá disputar o Mundial. Isso porque a seleção vai disputar as Eliminatórias, duas Copas América, além das Olimpíadas. As partidas da equipe sub-23, comandada por Alexandre Gallo, também servirão de preparação para que os atletas mostrem serviço.
Segundo Dunga, a principal preocupação da comisssão ténica no momento são as eliminatórias.
"O foco agora são as Eliminatórias. As Olimpíadas também são importantes, mas o foco é sempre a Seleção principal. Haverá um trabalho em paralelo para as Olimpíadas."
Sub-21
O técnico Alexandre Gallo já havia convocado 21 jogadores para participarem de amistosos, também em setembro. Os atletas tem até 21 anos e iniciam uma nova fase da preparação para as Olimpíadas. Egito, Catar e Líbano serão os adversários. Os convocados foram: Ederson (Rio Ave) e Jacsson (Inter); Dória (Botafogo), Vinicius (Lazio) e Wallace (Braga); Fabinho (Monaco), Gilberto (Inter), Wendell (Bayer Leverkusen) e Douglas Santos (Udinese); Alison (Santos), Danilo (Braga), Lucas Silva (Cruzeiro), José Wellison (Vitória), Luan (Grêmio) e Rafinha (Barcelona); Ademilson (São Paulo), Alisson (Cruzeiro), Douglas Coutinho (Atlético-PR), Otávio (Inter), Vinícius Araújo (Valencia) e Vitinho (CSKA).
Os jogadores da seleção brasileira se apresentam nos Estados Unidos na segunda-feira, dia primeiro de setembro. No dia 5, o primeiro compromisso será contra a Colômbia. Em seguida, a delegação segue para Nova Jersey onde joga contra o Equador, no dia 9, no MetLife Stadium.
“O Projeto Brasil 2014 é um oferecimento de Amanco, Lojas Certel, Languirú, Quartzolit , Capemisa Seguradora e Malhas Ferju.”