A produção de material para retransmissão da Copa do Mundo já quebrou recordes de audiência de TV em vários países e, em 2014, registrou maior crescimento nos Estados Unidos. Mas uma novidade foi trazida pela tecnologia da internet na Copa do Brasil. A Copa aqui estabeleceu novos recordes de transmissão de dados por internet em todo o mundo, já que, mais do que nunca, os torcedores estão assistindo aos jogos diretamente na rede de computadores.
Levantamento divulgado nesta segunda-feira pela FIFA mostra que 24 milhões de usuários únicos já assistiram a cerca de 15 milhões de horas de conteúdo somente por meio das soluções de serviços multimídia da FIFA. Esse número é representado pelas transmissões de veículos licenciados pela entidade para cobertura pela internet.
No campo digital, a Akamai, empresa que faz a entrega de conteúdo em rede durante a Copa, confirmou que este é o maior evento já registrado em termos de transmissão online de conteúdo em vídeo. Somente nos Estados Unidos, 5,3 milhões de visitantes únicos sintonizaram o jogo das oitavas de final entre Bélgica e a seleção americana nas plataformas da ESPN e da Univision, representando um tráfego inédito para ambas as emissoras e estabelecendo um novo recorde para o país.
"Temos o orgulho de dizer que esta Copa do Mundo no Brasil é o maior evento esportivo multimídia da história, e que mais pessoas do que nunca assistiram aos jogos e aos melhores momentos pela internet", diz o diretor da FIFA TV, Niclas Ericson.
Quarenta Licenciados de Direitos de Mídia da FIFA reservaram cerca de 120 serviços multimídia para a cobertura das partidas, o que deu a eles a possibilidade de transmitir ao vivo e online inúmeros sinais dos jogos da Copa do Mundo. Em relação ao aplicativo de segunda tela da Copa 2014, os números também são altamente positivos. Ele foi baixado mais de dez milhões de vezes em mais de 20 países e cerca de três milhões de torcedores acessaram os vídeos, as estatísticas e o conteúdo das partidas ao vivo diariamente.