Brasil e Holanda se enfrentam no penúltimo jogo da Copa do Mundo 2014 mas certamente preferiam não entrar em campo neste sábado no Mané Garrincha, e sim no domingo, no Maracanã. Imaginar um último duelo numa Copa entre estas duas potências do futebol mundial é algo absolutamente natural. O que poucos esperavam, é que este jogo definirá apenas quem será terceiro colocado na competição e não quem vai levantar a tão cobiçada Taça Fifa.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Confira a repercussão internacional do Mundial no RS
Valeu, Porto Alegre: veja 15 momentos da Copa na Capital
A desilusão pelas campanhas, apesar de os dois times terem chegado nas semifinais, tem caminhos e motivos diferentes. No Brasil, é claro, por frustar o sonho do hexa justamente na Copa da sua casa. Isto sem falar na forma com que a seleção brasileira abandonou a disputa principal: o histórico vexame diante da Alemanha.
No lado holandês, se o time não estava cotado antes da competição como um dos favoritos principais, a expectativa mudou ao longo da disputa. Logo na estréia veio uma goleada sobre a Espanha, atual campeã. E, com uma campanha irretocável na primeira fase, os holandeses já sonhavam com o título. mas pararam na disputa por pênaltis diante da Argentina.
Independente das frustrações, os times buscam neste sábado, em Brasília, ao menos diminuir um pouco as tristezas de seus torcedores com uma boa apresentação. Para isto, o Brasil deve ter mudanças na equipe. No último treino, nesta sexta, ainda em Teresópolis, o técnico Luis Felipe Scolari testou um time com algumas novidades, como as presenças de Ramires e Jô na equipe. Na Holanda, Louis Van Gaal não deu pistas da equipe, mas abriu a possibilidade de dar oportunidade a alguns jogadores que ainda não tenham atuado na competição. Segundo o técnico holandês, o estado emocional, além do físico, de cada jogador será fundamental para ele decidir quem colocará em campo.
Prováveis escalações:
BRASIL: Júlio César, Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Oscar e Willian; Jô. Técnico: Luis Felipe.
HOLANDA: Cillessen; De Vrij, Vlar e Martins Indi; Kuyt, De Jong, Wijnaldum, Sneijder e Blind; Roben e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal.