Taça do Mundo – Holanda – A goleada sobra a campeã Espanha foi o primeiro show da Copa do mundo.
Troféu Abacaxi – Casillas – Capitão espanhol naufragou com sua seleção na goleada holandesa. Estava por quebrar um recorde e acabou comprometendo.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Cobrir
David Luiz e Thiago Silva são parceiros em todas as horas. Dormem no mesmo quarto, conversam até tarde e vão jogar no mesmo clube. A última da dupla foi criar a nova entrada em campo da seleção. Segundo o capitão Thiago, a ideia de entrar com a mão no ombro direito do companheiro da frente foi dada por um amigo de David que gostou da sugestão. “Nós conversamos, lembramos das filas dos tempos de escola e achamos que era uma forma da cada um dar força ao outro”. O nome do autor da iniciativa não foi revelado pelos zagueiros e são evitadas comparações com o gesto de entrar de mãos dadas que era usado pelo time campeão mundial de 1994, liderado por Dunga.
Na mesa
O almoço da Seleção Brasileira na sexta-feira teve um prato a mais que não estava no buffet, mas na televisão. Enquanto comiam, os jogadores e a comissão técnica acompanhavam atentamente o jogo entre México e Camarões. Era uma espécie de dever de casa combinado ainda em São Paulo após a vitória sobre a Croácia. Agora os treinamentos na Granja Comary serão pela manhã para que todos vejam partidas do mundial, observando assim futuros adversários. Depois de conferir a vitória mexicana em conjunto, o grupo ficou liberado para acompanhar individualmente o massacre holandês sobre a Espanha e o jogo do Chile contra a Austrália.
Marca
Felipão chegou na última quinta-feira a um número importante na história das competições internacionais. Sob o seu comando, a Seleção Brasileira chegou a 14 vitórias consecutivas em jogos oficiais. A série começou em 2001 quando pelas eliminatórias ganhou da Venezuela por 3 x 0 no Maranhão. Depois disso foram sete jogos na Copa do Mundo de 2002, cinco na Copa das Confederações e agora um no mundial 2014. Repetindo a campanha 100% do penta, ele alcançará um total de 20 partidas vencidas consecutivamente.
Engasgados
Neymar e Oscar são os principais representantes de uma geração que foi campeã sul-americana e mundial júnior. Neymar não esteve no sub-20, mas jogou posteriormente a Olimpíada de Londres. A derrota para o México na decisão da medalha de ouro ainda não foi digerida pelos dois. Segundo o atacante do Barcelona, o troco completo aos mexicanos ainda não foi dado. “Aquele jogo está atravessado ainda na garganta. Já ganhamos do México na Copa das Confederações, mas para esquecer a Olimpíada tem que ganhar na Copa do Mundo”, disse. Oscar concordou e apenas concluiu “Aí sim, haverá troco”.
Vítima
O centroavante Fred falou sobre o lance do pênalti contra a Croácia. Estrategicamente a declaração foi feita para o canal de TV da CBF, já que ele, em função do exame antidoping, não passou pela zona de entrevistas no Itaquerão. O atacante não só garantiu que foi desequilibrado pelo zagueiro croata, como alegou que também foi deslocado no gol marcado no amistoso contra a Sérvia. Na manifestação de Fred há um tom de crítica a quem vem dizendo mundo a fora que a marcação do juiz japonês foi equivocada. Internamente já há um pensamento de que o Brasil a partir de agora passe a ser visado com mais rigor do que o normal pelas arbitragens em função de uma pressão muito forte de outros países. Este vai ser um novo discurso de defesa.
Saudade
A Granja Comary começou a ser utilizada pela Seleção Brasileira em 1987. Tudo era diferente. O local era mais isolado, mas já havia o tradicional Clube Comary ao lado. O acesso dos torcedores aos jogadores e membros da delegação também era mais fácil, bem como o atendimento à imprensa. Uma moradora das redondezas da concentração chega a lembrar: “Ihh!!! Quando eu tinha 16 anos, costumava ir nas festas da boate do clube e os jogadores estavam lá com fardamento e tudo. A mulherada enlouquecia. Era nos domingos, das oito à meia noite. Eu nunca fiquei com nenhum, mas me recordo bem”. Helena Souza hoje está com 40 anos e ainda circula por perto da Granja.