Portugal e Gana entram em campo no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 13h desta quarta-feira, em busca da vitória e de olho na partida entre Estados Unidos e Alemanha.
As duas equipes precisam, além de um resultado positivo, torcer para um resultado paralelo no outro confronto do grupo. E ingredientes não faltam para a partida.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
A equipe lusitana precisa mais do que nunca do talento de Cristiano Ronaldo. As duas seleções precisam da vitória com uma boa margem de gols, além de torcer para Alemanha e Estados Unidos não empatarem. Um empate classifica alemães e americanos.
Portugal que têm saldo de gols inferior a equipe ganesa: - 4. Ou seja, uma diferença de cinco gols em relação aos norte-americanos, por isso só um milagre classifica a equipe de CR7. Já os africanos, com saldo de gols - 1, tem maiores chances de chegar às oitavas de final.
Além da dificuldade em relação a classificação, o time português terá muitos desfalques. O goleiro Rui Patrício, o lateral-esquerdo André Almeida e os atacantes Hélder Postiga e Hugo Almeida não treinaram na véspera do jogo e são dúvidas. A boa notícia é o retorno do zagueiro Pepe, que foi expulso no primeiro jogo do Mundial, onde Portugal perdeu para a Alemanha por 4 a 0.
Se de um lado os problemas são em relação à escalação, de outro, o clima é pesado. Após ameça de greve, o jogadores de Gana receberam dinheiro que havia sido prometido pelo governo do país pela classificação para a Copa do Mundo. Um avião trouxe o dinheiro vivo do país africano e pousou em Brasília, na noite de quarta-feira. Para complicar, dois jogadores foram afastados por indisciplina. Kevin-Prince Boateng e Sulley Muntari estão fora da Copa do Mundo. Os dois se envolveram em brigas com integrantes da comissão técnica nos últimos dias e não fazem mais parte do grupo.
O fato foi divulgado pela própria Associação Ganesa de Futebol na manhã desta quinta-feira (26). Os jogadores, inclusive, tiveram suas credenciais recolhidas pela associação.
O técnico da seleção portuguesa, Paulo Bento, deverá levar a campo Beto, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Ricardo Costa; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Varela (Éder) e Cristiano Ronaldo.
Já Gana, deve ter Dauda; Afful, Mensah, Boye e Asamoah; Muntari, Rabiu, Atsu e Kevin-Prince Boateng; Andre Ayew e Asamoah Gyan.