Holanda e México se enfrentam neste domingo (29), às 13h, em Fortaleza (CE). O estádio Castelão vai receber este que é o terceiro jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. Sensação da primeira fase, a Holanda confia em seu experiente ataque para vencer a partida. Os mexicanos, que ficaram em segundo no grupo do Brasil, mas empataram com o time de Felipão, querem surpreender os favoritos. Confira o que disseram os técnicos.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
O México
O técnico do México esbanjou confiança na classificação da sua equipe diante da Holanda. Durante a entrevista coletiva deste sábado, na Arena Castelão, Miguel Herrera disse que o grupo mexicano treinou pênaltis, mas acha que a disputa da vaga às quartas de final será decidida nos 90 minutos.
"Estou seguro e confiante de que o México vai fazer história", afirmou. " Certamente vamos voltar para Santos (local onde o México mantem sua base durante a Copa ) à espera do próximo adversário".
Herrera confirmou Carlos Salcido, de 34 anos, no lugar do volante Vásquez, que não poderá atuar. O comandante mexicano destacou a importância da experiência e dos bons chutes de fora da área de Salcido, que poderá compensar o menor vigor físico em relação a Vásquez. Sobre a pressão de jogar uma partida em que um dos times vai embora da Copa, ele afirmou que trata-se de uma pressão boa, que tem que ser desfrutada da melhor forma possível, em vez de ficar preocupado.
Em relação à previsão de calor durante o jogo, o técnico mexicano disse que Javier Hernandez, o Chicharito, é uma grande opção para o decorrer da partida, caso seus atacantes tenham problemas com o clima e cansem mais que o normal. Por fim, Herrera elogiou o Chile pela campanha e desempenho diante do Brasil. Mas também parabenizou a equipe de Felipão. É que a entrevista coletiva ocorreu no momento em que o Brasil disputava a classificação nos pênaltis. Inclusive, alguns jornalistas brasileiros e até mesmo os voluntários que ficam na sala de conferência, estavam nervosos e olhando as penalidades nos computadores. A vibração, no entanto, foi discreta.
A Holanda
Os holandeses estão preocupados com uma técnica para hidratação dos jogadores. Foi o que disse na entrevista coletiva, neste sábado, o técnico Louis Van Gaal. O jogo será disputado na Arena Castelão com temperatura prevista de 32 graus. Mesmo assim, o técnico holandês considera que chegou o momento da "entrega total" dos jogadores. Devido ao calor, Van Gaal disse que as trocas durante a partida serão fundamentais para a obtenção de um bom resultado e a consequente classificação. Além disso, a comissão técnica já está fazendo um trabalho antecipado para garantir a boa hidratação dos atletas.
O treinador ressaltou que seu grupo de jogadores é unido e está preparado. O que mais o preocupa, no entanto, é a vontade de ganhar dos mexicanos que, segundo ele, têm um estilo de jogo muito parecido com o do Chile, baseado no vigor e no limite físicos. Van Gaal acha que o México será ainda melhor do que na primeira fase, quando ganhou dois jogos e empatou apenas um, com o Brasil, justamente quando jogou aqui na Capital do Ceará. " O México tem jogadores muito atentos ao que a comissão técnica pede, prontos para cumprir a estratégia determinada por Miguel Herrera ", completou.
Questionado pela Rádio Gaúcha sobre o que achava do fato de os alas mexicanos subirem muito e que o adversário chuta bem de fora da área, Van Gaal, não quis adiantar sua estratégia de jogo. Cauteloso, sorriu e se limitou a pedir que a imprensa analise, no jogo, a estratégia adotada, e depois veja quem sairá com o melhor resultado. A Holanda e o México treinaram no início da tarde deste sábado, no mesmo horário da partida, justamente para fazerem uma adaptação ao forte calor de Fortaleza.