Costa Rica e Grécia só decidiram a classificação para as quartas-de-final da Copa do Mundo nas penalidades. Após sair vencendo, a Costa Rica foi esmagada até a Grécia conseguir seu gol de empate e levar a partida para a prorrogação.
Com o desgaste físico evidente, as duas equipes não conseguiram marcar e nos pênaltis, o goleiro Navas defendeu uma cobrança e garantiu a Costa Rica na próxima fase. Agora, o adversário será a Holanda, às 17h do próximo sábado (5/7).
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Costa Rica e Grécia entram em campo na Arena Pernambuco para fazer um jogo de zebras. A Grécia conquistou o segundo lugar no Grupo C, onde a Colômbia passou em primeiro e teve Costa do Marfim e Japão eliminados.
Com uma vida mais complicada e entrando no chamado "grupo da morte", a Costa Rica surpreendeu e deixou Itália e Inglaterra fora da Copa do Mundo no Grupo D. O Uruguai também passou neste grupo, mas já ficou pelo caminho, deixando "Los Ticos" (como são conhecidos os torcedores da Costa Rica), como os últimos representantes do grupo mais temido do mundial.
Logo nos primeiro momentos da partida, a Grécia começou atacando e chegando no gol adversário com perigo, mas isso não acanhou a Costa Rica, que já respondeu com contra golpes rápidos.
Com muitas faltas desde o início do jogo, o primeiro cartão amarelo da partida até que demorou para sair. Aos 35 minutos, Samaris levou o cartão amarelo após falta forte em Campbell.
Até o fim do primeiro tempo, as melhores chances de gol foram do seleção da Grécia, que aos 37, quase marcou o primeiro gol. O goleiro Navas, já caído, desviou uma finalização de Salpingidis.
O segundo tempo começou morno, assim como foi todo o primeiro tempo, mas Bryan Ruiz resolveu mudar isso. Aos 6 minutos, Bolaños trocou passe com Ruiz, que chutou da meia-lua da grande área, abrindo o placar e colocando a Costa Rica com um pé nas quartas de final.
Após o gol da Costa Rica, a pressão feita pela Grécia se fez presente na Arena Pernambuco. Samaras foi o jogador que mais levou perigo e com toda movimentação da Grécia no setor ofensivo, a Costa Rica cometeu muitas faltas e aos 21 minutos, Óscar Duarte foi expulso de campo após falta muito forte em Cholevas, deixando a Costa Rica com um a menos em campo.
A Grécia pressionou por todos os lados e conseguiu marcar o gol de empate aos 45 do segundo tempo, com Sokratis, que aproveitou rebote do goleiro Navas após um chute de Mitroglou. Com jogo empatado em 1 a 1 e jogo indo até os 50 minutos, a partida foi para prorrogação.
A seleção da Costa Rica já começou a prorrogação mostrando que a exaustão dos 90 minutos era muito intensa e só tinha forças para se defender. Já a Grécia, ganhou ânimo para continuar atacando e assim foi durante o primeiro tempo do tempo extra.
Na segunda etapa da prorrogação, a Grécia chegou a ficar próxima da classificação, quando Mitroglou recebeu na área e chutou, mas a bola desviou no goleiro Navas e saiu para linha de fundo. Com isso, a decisão foi para as cobranças de pênaltis.
A costa Rica abriu as cobranças e primeiro a bater foi Borges, que chutou e marcou. Mitroglou bateu o primeiro da Grécia e também marcou.
Bryan Ruiz chutou a segunda cobrança da Costa Rica e também acertou. Lazzaros cobrou e também marcou o gol.
Giancarlo González chutou no meio do gol e marcou, assim como Cholevas, da Grécia.
Campbell, o craque da seleção foi bater e mandou no cantinho do goleiro, que se atirou para o outro lado.
Gekas, da Grécia, acabou perdendo sua cobrança ao ver Navas defender seu pênalti.
Na última cobrança, Umaña chutou e marcou, garantindo a Costa Rica na próxima fase da Copa do Mundo.
Ficha técnica
COSTA RICA: Navas; Gamboa (Acosta, aos 31 min. do 2°t), Gonzalez, Umaña, Duarte e Diaz; Bolaños (Brenes, aos 39 min. do 2°t), Borges, Tejeda (Cubero, aos 20 min. do 2°t) e Bryan Ruiz; Joel Campbell
Técnico: Jorge Luís Pinto
GRÉCIA: Karnezis; Holebas, Papastathopoulos, Manolas e Torosidis; Maniatis (Katsouranis, aos 32 min. do 2°t), Karagounis, Samaris (Mitroglou, aos 12 min. do 2°t) e Christodoulopoulos; Salpingidis (Gekas, aos 24 min. do 2°t) e Samaras
Técnico: Fernando Santos
Ouça as cobranças de pênatis que deram a classificação para a Costa Rica
Ouça o gol de empate da Grécia com Sokratis
Ouça o primeiro gol da Costa Rica com Bryan Ruiz