E deu Nacional. O time uruguaio recebeu o Oriente Petrolero nesta terça-feira (04/02), no Estádio Parque Central, às 21h, precisando reverter a vantagem conquistada pelos bolivianos no jogo de ida da fase preliminar da Taça Libertadores por 1 a 0. Tricampeão do torneio continental, o elenco uruguaio garantiu a vaga diante de sua torcida. O placar foi de 2 a 0, com gols de Alonso e De Pena.
O planejamento do Grêmio dependia da definição do confronto entre Oriente Petrolero-BOL e Nacional-URU. A presença dos titulares no Gre-Nal do dia 9 de fevereiro dependia do vencedor do duelo, que será o adversário do tricolor gaúcho na estreia da Libertadores, dia 13.
Se os bolivianos vencessem, o Grêmio evitaria o desgaste devido a longa viagem e preservaria seus jogadores no clássico pelo Campeonato Gaúcho. Poré se os uruguaio se classificassem, o time titular de Enderson Moreira disputará o Gre-Nal.
O jogo definiu também a quarta equipe do Grupo 6 que já é considerado o mais complicado da competição. com Newell's Old Boys-ARG e Atlético Nacional-COL.
Grêmio e Nacional se enfrentam dia 13 de fevereiro, no estádio Parque Central, em Montevidéu. O horário da partida ainda não foi definido pela Conmebol.
FICHA TÉCNICA:
Oriente Petrolero-BOL: Arias; Hoyos, Raldes, Brau e Marvin Bejarano; Meleán, Dany Bejarano, Zabala (Peña) e Mojica; Juan Quero (Rodrigo Vargas) e Duk (Montero). Técnico: Tabaré Silva.
Nacional-URU: Munua; Alvarez, Curbelo, Scotti e Diaz; Calzada (Recoba) e Prieto; Cruzado, Porta (Pereiro), De Pena e Alonso. Técnico: Gerardo Pelusso.
Gols: Alonso aos 18'' do primeiro tempo e De Pena aos 28'' do segundo tempo.
Árbitro: Carlos Vera (Equador)