Foi uma noite de gala da Seleção Brasileira como há muito não se via. Inspirada, dedicada e intensa e a equipe brasileira dominou a Esapanha do princípio ao fim e não teve dificuldades para fazer 3x0. Fred, por duas vezes, e Neymar marcaram os gols. Com a vitória, o Brasil conquistou a Copa das Confederações pela quarta vez. A Espanha, campeã do mundo e da Euro, continua sem conquistar o único título que lhe falta.
O jogo
Mantendo a escrita dos jogos anteriores, o Brasil começou em cima da Espanha. E logo na primeira jogada, a Seleção marcou: após cruzamento de Hulk, Fred divide a bola com a zaga da Espanha e mesmo caído marca o gol: 1x0. Mesmo com o gol, a blitz brasileiro continou. A pressão na marcação sufocou os espanhois. Aos 7, Oscar recebe de Hulk e bate rente à trave. Paulinho, aos 12, roubou a bola na intermediária e quase marcou marcou por cobertura.
Os campeões mundiais começaram a ameaçar o gol brasileiro apenas aos 19 do primeiro tempo. E mesmo assim, sem conseguir penetrar a área brasileira. Iniesta, de longe, cutou e Júlio Cesar espalmou. No escanteio, Fernando Torres, livre, cabeçeou pelo alto.
Com a iniciativa espanhola, o Brasil teve espaços para contracar. Fred, aos 24, recebeu de Daniel Alves e mandou para fora. Em outra grande jogada, Oscar entrou livre e foi derrubado pro Sergio Ramos, quando entrava na área. Os brasileiros pediram a expulsão do zagueiro, que foi amarelado pelo árbitro. Na cobrança, Hulk mandou longe.
Aos 32, a grande chance do Brasil ampliar: Neymar faz grande jogada e lança Fred, livre dentro da área, perde a chance chutando em cima de Casillas. Oito minutos depois foi a vez da Espanha ter sua maior chance: Mata lança Pedro, que também livre, chuta para David Luiz salvar de carrinho, de forma espetacular, quando a bola estava entrando.
Aos 44, o Brasil seguia sua sina de marcara gol em fim de jogos: Neymar recebe de Oscar e estufa a rede espanhola: 2x0!
Na volta do segundo tempo, a esperança espanhola de se recuperar na partida foi suplantada aos 2 minutos: Fred recebe de Oscar pela esquerda e bate no canto de Casillas: 3x0!
Com a goleada, Vicente del Bosque colocou Navas e o time espanhol foi mais à frente. Na primeira jogada do atacante, Navas sofreu pênalti de Marcelo. Sergio Ramos foi designado a bater. Mas o gol espanhol insistiu em não sair. Ramos, bateu mal e jogou pra fora. Aos 23, o outro zagueiro espanhol, Pique, foi expulso por entrada dura em Neymar que invadia a área para marcar o quarto gol.
Com um a menos, a equipe espanhola pouco conseguiu fazer. Em uma rara chance, Villa toca para Pedro que bate cruzado para grande defesa de Júlio Cesar. Villa, aos 41, deu um belo chute e Júlio espalmou.
No final, o Brasil comandado por Felipão apenas manteve a posse de bola, ironicamente, contra a equipe que mais se caracteriza pela posse de bola. Posse de bola essa embalada ao som de "olé" e de "o campeão voltou".
Ouça os gols!
Confira a galeria de fotos!
Ficha Técnica:
Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho (Hernanes) e Luís Gustavo; Hulk (Jadson), Oscar e Neymar; Fred (Jô). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Espanha: Casillas, Arbeloa (Azpilicueta), Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Fernando Torres (Villa) e Mata (Navas). Técnico: Vicente Del Bosque.
Árbitro: Bjorn Kuipers, auxiliado por Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (trio holandês)
Gaúcha
O campeão voltou: Brasil goleia a Espanha e é tetra da Copa das Confederações
Seleção de Felipão não tomou conhecimento dos campeões mundiais
GZH faz parte do The Trust Project