Se o Brasil nunca foi campeão olímpico no futebol, a modalidade de cinco atletas nos Jogos Paralímpicos é dominada pela seleção brasileira. Em três edições, foram três ouros para os brasileiros. Mesmo assim, os atletas têm dificuldades pela falta de patrocinadores. Já de olho nos Jogos do Rio, em 2016, o Brasil conquistou a Copa Cidade de Saitama, no Japão, em março. Emerson de Carvalho, um dos jogadores que compõem o elenco, falou sobre os desafios da equipe fora das quatro linhas:
- O incentivo à prática esportiva por deficientes físicos já melhorou muito no Brasil, mas ainda falta apoio. É preciso que as empresas e os governos invistam também no esporte paralímpico brasileiro, que tem conseguido destaque nas últimas edições dos Jogos, levando mais pessoas deficientes à possibilidade de praticar esportes em alto nível - disse Emerson, que recentemente fechou um acordo de patrocínio com uma empresa brasileira de cabeamentos óticos.
Emerson, de 28 anos, tem a deficiência visual desde os seis. Para conquistar a Copa Cidade de Saitama, o Brasil venceu o Japão por 2 a 1.