Com jogos nas cidades de Mendoza e San Juan, na Argentina, terá início nesta quarta-feira o Sul-Americano Sub-20. Tricampeão consecutivo (2007, 2009 e 2011), o Brasil buscará seu 12º título na competição. O torneio, que dá aos quatro primeiros uma vaga no Mundial da Turquia, estende-se até 3 de fevereiro.
As 10 seleções foram divididas em dois grupos. No A, estão Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia e Bolívia. O Brasil integra a chave B, com Uruguai, Equador, Peru e Venezuela. Os três primeiros de cada avançam ao hexagonal final. Nesta quarta, às 21h, o Paraguai encara a Colômbia (SporTV 2 transmite). E às 23h15min, a Argentina enfrenta o Chile (SporTV).
Comandada por Emerson Ávila, a seleção começou a preparação no dia 10 de dezembro. O time, que estreia nesta quinta-feira contra o Equador, deve ter: Luis Gustavo (Vitória); Wallace (Fluminense), Luan (Vasco), Dória (Botafogo) e Douglas Santos (Náutico); Misael (Grêmio), Mattheus (Flamengo), Felipe Anderson (Santos) e Adryan (Flamengo); Ademilson (São Paulo) e Marcos Junior (Fluminense). O grupo também conta com o colorado Fred e o gremista Leandro, além de Rafael Alcântara, atleta do Barcelona, filho do ex-jogador Mazinho.
Na Argentina, o grande destaque é Juan Manuel Iturbe, meia-atacante do Porto, de Portugal, que jogará seu segundo Sul-Americano, além de Ricardo Centurión e Luciano Vietto, ambos atletas do Racing.
- Não acredito que seja uma grande pressão jogar em casa, e sim uma grande responsabilidade - declarou o treinador dos donos da casa, Marcelo Trobbiani.
Já o Uruguai não chega em boa fase, algo que o próprio treinador reconhece:
- Realmente não estamos passando por um bom momento - declarou Juan Verzeri.
A Celeste, que já venceu o Sul-Americano da categoria sete vezes, não conquista a competição há 32 anos.
Promessas em ação
Começa nesta quarta-feira, na Argentina, o Campeonato Sul-Americano Sub-20
Seleção brasileira conta com os gremistas Misael e Leandro e com o colorado Fred
GZH faz parte do The Trust Project