Em sua estreia em Jogos Olímpicos, o judoca Rafael Silva, da categoria pesado (acima de 100kg), conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Londres. Nesta sexta-feira, o brasileiro derrotou o sul-coreano Sung-Min Kim, quinto do ranking mundial, no golden score, após o adversário receber a segunda punição e Rafael ganhar um yuko.
Conhecido como Baby, o judoca, terceiro do ranking mundial, vive uma boa temporada. Ele foi campeão do Masters de Almaty (Cazaquistão) e vice-campeão do Grand Slam de Paris, e já tinha enfrentado o sul-coreano três vezes, com duas vitórias e uma derrota. Rafael venceu na semifinal do Mundial por Equipes, em Paris, em agosto do ano passado, e na semifinal do Grand Slam de Paris, em fevereiro deste ano. A derrota aconteceu no Mundial Júnior, em outubro de 2006.
Rafael Silva levanta os braços e celebra vitória sobre Sung-Min Kim
Foto: Toshifumi Kitamura
A luta desta sexta-feira foi equilibrada. Com um combate amarrado, os dois judocas acabaram punidos pela arbitragem por falta de combatividade. A disputa acabou indo para o golden score - a prorrogação do judô. O sul-coreano continuou evitando a luta, acabou punido novamente e o brasileiro saiu com a vitória e a medalha.