Ucrânia e Suécia disputam nesta segunda-feira um jogo que pode ser chave para definirem seus futuros no Grupo D da Eurocopa, onde os favoritos são Inglaterra e França. Um tropeço seria catastrófico para ambos, pois teriam de buscar vitórias contra os adversários considerados mais fortes.
O otimismo reinava na seleção ucraniana, uma das anfitriãs do torneio, há algumas semanas. Porém o vírus que deixou metade do grupo de jogadores com indisposição estomacal, e as derrotas consecutivas nos amistosos contra Áustria e Turquia, deixaram o ambiente turbulento.
O treinador da Ucrânia, Oleg Blokhin, está preocupado também com sua equipe. O goleiro Pyatov não inspira a mesma confiança que os antecessores Rybka, que está afastado por doping, e Dykan, que está lesionado. No ataque a grande incógnita é quanto ao rendimento do veterano Shevchenko, de 35 anos. O companheiro de "Sheva" ainda não foi definido, podendo ser Devich ou Voronin.
Em momento diferente está a Suécia, que venceu seus três últimos amistosos diante de Croácia, Islândia e Sérvia. Isso contando com a boa forma do atacante Ibrahimovic. O atacante do Milan está em ótima fase e parece ter finalmente se encontrado na seleção, onde aproveita muito bem a velocidade do ponta Elmander.
As duas seleções se enfrentaram três vezes anteriormente, sempre em amistosos. Houve uma vitória para cada lado e um empate.
FICHA TÉCNICA:
UCRÂNIA x SUÉCIA
Competição: Eurocopa
Data/hora: 11/6/12, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, Kiev (UCR)
Árbitro: Cuneyt Sakir (TUR)
Ucrânia: Pyatov, Gusev, Jacheridi, Mihailik e Rakitski; Tymoschuk, Yarmolenko, Nazarenko e Konoplianka; Shevchenko e Devich (Voronin). Técnico: Oleg Blokhin.
Suécia: Isaksson, Olsson, Mellberg, Granqvist e Lustig; Elm, Kallstrom, Larsson, Elmander e Toivonen; Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamren.