Inglaterra e Itália fizeram o duelo mais dramático das quartas de final da Eurocopa, neste domingo, no Estádio Olímpico de Kiev. Um jogo permeado de alternativas e onde as incríveis chances de gols perdidas, principalmente pela Azzurra, foram um capítulo a parte.
Em 120 minutos, empate em 0 a 0. Nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Buffon, que defendeu o pênalti cobrado por Ashley Cole e os italianos conseguiram a classificação com um 4 a 2.
A partida começou eletrizante. Logos com cinco minutos de jogo as duas seleções tiveram chances claras de marcar. Primeiro a Itália, com o chute de De Rossi explodindo na trave direita de Hart.
A Inglaterra respondeu com uma bela jogada ofensiva, onde Johnson apareceu como elemento surpresa dentro da área italiana. O jogador inglês concluiu da risca da pequena área e Buffon executou uma defesa milagrosa.
As duas equipes mostravam um futebol vigoroso, embora os estilos fossem diferentes. A Itália adotando o toque de bola e as jogadas trabalhadas de seu meio de campo, principalmente com Pirlo, Marchisio e Montolivo.
Já a Inglaterra apostava na característica histórica de seu futebol, com muitas saídas em velocidade, jogadas pelas pontas e cruzamentos para a área.
A Itália ficava mais perigosa a medida que detinha a maior posse de bola. Porém Balotelli seguia com seu repertório de gols perdidos. O atacante tentou de todas as formas, até de bicicleta, e quando conseguiu chutar realmente na direção do gol o arremate foi parado pelo goleiro Hart.
Os ingleses assustavam com os cruzamentos de Johnson e Young, buscando Rooney. A entrada do grandalhão Carroll, no lugar de Welbeck só reforçou esta tendência de bolas altas.
E se Balotelli tentou fazer de bicicleta, Rooney imitou o italiano após saída errada de Pirlo que redundou em cruzamento na direção do Shrek. A bola acabou indo por cima do gol.
Com tantas chances perdidas, não havia jeito e a partida foi para a prorrogação. No tempo extra a cautela e o nervosismo tomou conta das duas equipes. Fisicamente a Inglaterra não tinha pernas e sofria com os ataques da Azzurra.
A Itália jogava melhor e Diamanti teve duas boas chances. Uma ao acertar a trave de Hart e outra em chute onde a bola passou perto do gol inglês. Isso sem falar no gol de cabeça de Nocerino, anulado por causa de impedimento. O jogo foi decidido nos pênaltis.
A Inglaterra chegou a ter a ilusão de sair vencedora, quando Montolivo chutou para fora. Porém Young chutou no travessão e Buffon defendeu o disparo de Cole. Coube a Diamanti fazer o tento da classificação. Como nas finais da Copa do Mundo de 1970 e 2006, a Alemanha cruzará o caminho da Itália em uma semifinal. Nas duas ocasiões os italianos avançaram à decisão.
Dramático
Nos pênaltis, Itália elimina a Inglaterra e avança para a semifinal da Eurocopa
Após um tenso 0 a 0, goleiro Buffon pegou cobrança de Ashley Cole e definiu a classificação
GZH faz parte do The Trust Project