A Croácia largou na liderança do Grupo C da Eurocopa ao derrotar uma desajeitada Irlanda por 3 a 1 neste domingo, em Poznan. Com empate, Espanha e Itália ficaram para trás. Já a seleção dirigida por Giovanni Trapattoni, além de perder uma invencibilidade de 14 jogos, começa na lanterna da chave e com saldo negativo.
A estratégia da Irlanda em ficar na defesa e neutralizar as ações do rival caiu por terra com dois minutos de bola rolando. Escanteio cobrado na área, Mandzukic desviou, Andrews atrapalhou a visão de Given e a bola morreu lentamente na rede.
Como um time marcado pelo foco totalmente defensivo poderia fazer dois gols e inverter a situação com jogadores com pouca técnica? A raposa velha Giovanni Trapattoni tinha a resposta. Jogar a bola na área e esperar o que acontece. Ledger subiu mais alto do que os croatas e empatou a partida. Antes, a Irlanda não sabia como atacar, desperdiçando bolas e se atrapalhando toda na frente.
Já a Croácia não mostrou abatimento com o empate sofrido. Perisik e Modric continuaram criando as jogadas. O primeiro foi o responsável por dois arremates perigosos contra o gol de Given. No final do primeiro tempo, o ferrolho verde caiu por terra novamente. A defesa fez linha de impedimento e Jelavic tocou no canto do goleiro adversário.
Ao reiniciar a partida depois do intervalo, o Croácia jogou mais um balde de água fria nos irlandeses. Mandzukic testou de cabeça. A bola bateu na trave e no rosto de Given. Sem repertório de jogadas e abusando do chuveiro, o time comandado por Trapattoni tentou reagir, mas atacar, definitivamente, não é a praia da atual seleção irlandesa.
A Croácia, tranquila, fez o tempo passar para colocar os três pontos na bagagem. Deu até tempo para o brasileiro Eduardo entrar e jogar os acréscimos.